Os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo preparam as atividades do S. Jorge 2018.
Será no domingo com cerca de 2300 Escuteiros a celebrar o patrono mundial (S. Jorge) naquela que é a grande festa do Escutismo da Região de Aveiro do Corpo Nacional de Escutas.
O S. Jorge 2018 tem início às 9h30, no Jardim Henriqueta Maia, com a Abertura, à qual se segue uma manhã toda ela dedicada a um conjunto de 7 Jogos espalhados por vários pontos do centro da cidade de Ílhavo.
O Almoço está previsto para as 13h, seguido de Desfile (14h30) do Mercado Municipal de Ílhavo e para o Jardim Henriqueta Maia, onde terá lugar a Eucaristia (15h30), celebrada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e os restantes momentos protocolares.
Por volta das 17h haverá um momento para Entrega de Prémios e Lembranças aos participantes e o Encerramento do S. Jorge 2018. A Cerimónia de Encerramento contará, entre outras, com as intervenções do Chefe Nacional do CNE, Ch. Ivo Oliveira e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.
O S. Jorge 2018 é resultado de uma proposta de organização conjunta dos seis Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo com a participação do Núcleo de Ílhavo da FNA (associação dos antigos escuteiros) que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido relações mais próximas por trabalharem em conjunto, e em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo e juntas de freguesia do concelho na organização anual do Acampamento Municipal de Escuteiros de Ílhavo (ACAMUN).
Num ano que é de festa pela 10ª edição do ACAMUN, mas também por aniversários com elevada carga simbólica (90 anos do Agrupamento 189 - Ílhavo, 40 anos do Agr. 531 – Gafanha do Carmo, 39 anos do Agr. 588 – Gafanha da Nazaré, 30 anos do Agr. 878 - Costa Nova e 25 anos do Agr. 1021 - Praia da Barra e do Agr. 1024 – Gafanha da Encarnação), os Agrupamentos de Escuteiros do Município de Ílhavo querem receber e celebrar com a sua Região.
O S. Jorge 2018 contará com a participação dos contingentes de 43 Agrupamentos de Escuteiros da Região de Aveiro, 4 Núcleos da Fraternidade Nuno Álvares (antigos escuteiros) e ainda um grupo de Escuteiros de Vermil (Guimarães, Região de Braga) que também se quis associar a esta grande festa do Escutismo.
D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, considera a festa um “momento muito importante” na vida dos agrupamentos. “Faço votos que todos tenhamos os olhos postos no próximo Sínodo dedicado aos jovens, a fé e o discernimento vocacional. Ser jovem é fazer escolhas, mas estas devem ser feitas a partir do encontro com Cristo para assim construirmos o futuro”.
Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, reqalça a presença de milhares de escuteiros em Ílhavo. “O Município de Ílhavo orgulha-se por, ao longo dos últimos dez anos, ter a oportunidade de se tornar o palco para a confraternização Escutista, através da parceria na organização do ACAMUN e, assim, colaborar para fomentar a construção de uma sociedade forte nos princípios e valores que são a Alma Mater dos Escuteiros”.
José Carlos Santos, Chefe Regional de Aveiro, afirma a data (23 de Abril) como marcante no mundo escutista. “Vamos certamente combater alguns dos dragões que diariamente nos colocam desafios, que nos impelem á aceitação do que é fácil, do que é efémero do que nada vale e, desse combate, temos de sair com algo que nos diferencie, que nos mostre os verdadeiros valores da Vida”.
Diário de Aveiro |