O atleta olímpico brasileiro, Paulo de Paula, triunfou na meia-maratona de Ílhavo e que fez no concelho o seu último teste antes da sua participação, a 22 de abril, na Maratona de Viena de Áustria.
No setor feminino Carla Martinho, do Recreio de Águeda, repetiu o feito da edição do ano anterior, vencendo a prova em 2018.
São os destaques da edição deste ano que incluiu a Corrida da Pequenada e a Mini Maratona (cerca de sete quilómetros) que contou com a presença do atleta paralímpico ilhavense, recordista mundial e campeão europeu, Paulo Henriques (Paulinho).
Mais de 1500 atletas participaram na prova de 21097,5 metros que atravessa as freguesias do concelho e que a autarquia de Ílhavo coloca “no mapa nacional das grandes provas de atletismo”.
A qualidade do piso e o seu traçado, a paisagem que acompanha um percurso que conjuga o urbano e as margens da Ria, fazem com que esta prova, organizada pela Atletas.net e pela Câmara Municipal de Ílhavo, e certificada pela Federação Portuguesa de Atletismo, seja considerada “referência”.
A Meia Maratona de Ílhavo conta com o apoio da Heliflex, empresa de vocação exportadora que surge associada a eventos de atletismo na Região Centro.
Uma forma de associar a “atratividade empresarial e económica” e as políticas de “responsabilidade social”.
Fernando Caçoilo elogia essa combinação de fatores como a chave do sucesso. “Para além da vertente desportiva, a Meia Maratona tem a virtude de mostrar as potencialidades e as atratividades de Ílhavo como um Município referência na qualidade de vida e no bem-estar, no turismo e no lazer, e nas apostas estruturadas da Autarquia em proporcionar momentos únicos aos seus munícipes e a todos os que visitam o Concelho”.
Diário de Aveiro |