Águeda viu aprovada uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência nos Recursos. A Cerimónia de Assinatura dos Termos de Aceitação relativos ao Aviso para a Desobstrução, Regularização Fluvial e o Controlo de Cheias foi concretizada na Golegã.
A candidatura da Câmara Municipal de Águeda obteve 85% de financiamento, reduzindo assim o custo direto para a Autarquia.
As obras previstas são ações complementares a outras já empreendidas na zona do leito do rio Águeda, que, no seu todo, têm como objetivo proteger a cidade dos efeitos das cheias.
A cerimónia contou com a participação do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e dos demais municípios que viram as suas candidaturas aprovadas: Amarante, Loures, Setúbal, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova e Monchique.
Além destes estiveram ainda diversos municípios da Lezíria, tais como Golegã, Chamusca, Salvaterra de Magos e Santarém.
Jorge Almeida considera uma oportunidade importante para a autarquia. “Temos por objetivo diminuir os impactos das cheias da cidade na vida dos munícipes e salvaguardar a sua segurança e dos seus bens. Esta candidatura é uma oportunidade para efetuar uma série de ações que são essenciais para aumentar a resiliência de Águeda a estes fenómenos climatéricos adversos.
Diário de Aveiro |