A Polícia Marítima de Aveiro desenvolveu duas ações em busca de redes de tresmalho fundeadas sem o auxílio de embarcação na zona Norte, vulgarmente designadas como majoeiras, utilizadas a partir de terra.
Durante o fim-de-semana foram apreendidas 26 redes e 9 kg de pescado, por estarem colocadas em período interdito. As redes apreendidas foram recolhidas e transportadas para o Comando-local, onde se procedeu à elaboração do respetivo expediente e procedimento contraordenacional. O pescado foi entregue na Docapesca de Aveiro.
Estas ações de fiscalização vocacionadas para a prevenção ou deteção de prática ilegal de pesca, decorreram entre a praia de S. Jacinto até ao limite sul da praia de Cortegaça.
A utilização destas redes apenas é permitida entre 1 de outubro e 30 de abril de cada ano, com exceção dos sábados, domingos e feriados, onde os pescadores apenas podem operar na área de jurisdição da Capitania onde residem e das Capitanias limítrofes, mas sempre nas zonas para o efeito demarcadas pela Autoridade Marítima Local.
Diário de Aveiro |