Após 15 dias de intervenção direta junto dos estabelecimentos de educação e ensino do município de Aveiro, a SUMA sensibilizou 2.500 alunos do 1ºciclo, através da campanha “Aveiro no coração ”, estimando-se que, entre contatos diretos e indiretos, tenham sido abrangidos 6.500 sujeitos.
Recorrendo a uma abordagem pró-ativa junto destes alvos, através da leitura, em sala de aula, de uma fábula, seguida de uma apresentação de exploração dos conceitos transmitidos, foram distribuídos, qualitativamente, jogos didáticos e sacos reutilizáveis, que sumarizam os procedimentos e consolidam e prolongam a mensagem veiculada.
Através do mote “Ponha Aveiro no coração e o lixo no lugar!” procurou implicar-se diretamente as populações na defesa e salvaguarda das melhores condições de salubridade da sua cidade, através do resgate do sentimento de pertença e ligação afetiva, apelando ao cumprimento das melhores práticas relacionadas com a gestão dos resíduos: as rotinas corretas de acondicionamento e deposição de resíduos, tanto indiferenciados, como recicláveis e de grandes dimensões.
Incentivando o orgulho em ser, especificamente, de Aveiro, envolveu-se, ainda, o público-alvo, no exercício pleno da urbanidade e do civismo, como membros e parte integrante de um todo maior, cujo equilíbrio depende da ação de cada um.
Diário de Aveiro |