Sever confirma a concretização do Ecocentro dedicado à educação ambiental como contributo para a sustentabilidade dos recursos em prol da valorização ambiental local e global.
Apoiar o aumento da recolha seletiva multimaterial de resíduos, através da sua deposição ordenada, reduzindo custos e conduzindo à maximização da sua valorização e tratamento. Este é o princípio orientador do Ecocentro de Sever do Vouga que se encontra em construção na Zona Industrial de Cedrim.
Um investimento na ordem dos 500 mil euros, comparticipado em 85% pelos fundos comunitários europeus, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
“O Ecocentro vem dar resposta às várias solicitações para recolha e deposição de materiais que não devem ser colocados no contentor indiferenciado, sendo exemplo disso: vidro de embalagem e vidro; papel/cartão; plásticos duros e embalagens; REEEs – Equipamento Elétrico e Eletrónico; óleos alimentares usados; pilhas e acumuladores; entulho (RCDs) em quantidades limitadas; sucatas metálicas; monos (não metálicos); resíduos verdes; madeiras; roupa/têxteis; lâmpadas fluorescentes; rolhas de cortiça; resíduos de medicamentos; outros resíduos urbanos e equiparados”.
Através deste equipamento, a Câmara Municipal de Sever do Vouga pretende promover a “melhoria contínua da qualidade do serviço prestado e o aumento da quantidade de material recolhido e transformado”.
Diário de Aveiro |