RANKING THE: UA EM PRIMEIRO NACIONAL NAS CIÊNCIAS FÍSICAS E EM SEGUNDO NAS CIÊNCIAS DA VIDA E NAS ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS.

O ranking do Times Higher Education (THE) por áreas científicas colocou a Universidade de Aveiro (UA) em primeiro lugar nacional nas Ciências Físicas e em segundo nas Ciências da Vida e nas Engenharias e Tecnologias. Nas Ciências Sociais, a UA surge em 3º lugar nacional.

O ranking do THE apresenta resultados para a UA naquelas quatro áreas científicas num total de 11 áreas analisadas, tendo assinalado sete áreas de relevo para a Universidade de Coimbra, seis para as universidades Nova de Lisboa, de Lisboa e do Porto, três para as universidades da Beira Interior e Minho e duas para a do Algarve.

No ranking em que surgem as instituições de ensino superior a nível mundial, organizado por áreas científicas, a UA surge na posição 401-500 nas Ciências Físicas, na posição 301-400 para as Ciências da Vida, na posição 301-400 nas Engenharias e Tecnologias e na 301-400 nas Ciências Sociais.

Para a análise foram considerados cinco indicadores: ensino, investigação, citações, visibilidade internacional e receitas provenientes do tecido empresarial/ industrial. Considerando estes indicadores, o THE coloca a UA em primeiro lugar nacional quanto às citações na área das Ciências Físicas, em primeiro lugar nas receitas provenientes do tecido empresarial/ industrial no caso das Ciências da Vida e também em primeiro nacional nos indicadores investigação e visibilidade internacional no que às Engenharias e Tecnologias diz respeito.

No ranking geral divulgado em setembro, as universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa e Porto situam-se entre as posições 501 e 600. Algarve, Beira Interior, ISCTE e Minho situam-se entre o 601º e o 800º. A lista mundial é liderada pelas universidades de Oxford e Cambridge.

Texto: UA


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt