Aplicação móvel EduPARK com realidade aumentada vai desvendar os segredos da flora do Parque da Cidade de Aveiro.
Os aveirenses, os turistas que cada vez mais visitam a cidade, e os estudantes de todas as idades vão ficar a conhecer melhor as espécies de plantas existentes no Parque Infante D. Pedro, assim como os pontos de interesse histórico, já partir do próximo dia 6 de dezembro, graças a uma aplicação com realidade aumentada, desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto EduPARK.
Envolvendo 15 investigadores da UA que integram três áreas principais: Educação, Biologia e Informática, o projeto EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - propõe estratégias originais e atrativas de aprendizagem interdisciplinar que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis, em espaços verdes, no Parque Infante D. Pedro de Aveiro.
A aplicação EduPARK, que a partir de 6 de dezembro será disponibilizada ao público no âmbito deste projeto, permite a professores, alunos e ao público em geral, a exploração e acesso a informação sobre as espécies de plantas existentes no parque da cidade, referências históricas, conteúdos multimédia e mapa do parque, possibilitando interação com os utilizadores. Tal é complementado com guiões educativos (específicos para o ensino básico, secundário e superior e para o público em geral, este último também em inglês) com questões interdisciplinares e desafios educativos, para que os visitantes possam aprender enquanto usufruem de uma caminhada saudável pelo Parque.
Para assinalar a data da disponibilização da App, na quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h45, no Auditório Mestre Hélder Castanheira (sala anexa à livraria da UA), realizar-se-á uma sessão de apresentação do projeto, e às 16h00, no Parque Infante D. Pedro, proceder-se-á à inauguração simbólica da App, colocando a descoberto o cartaz informativo sobre a utilização da aplicação que está instalada numa das entradas principais do Parque (junto às escadarias da gruta artificial com vista para a Avenida Artur Ravara).
Em seguida, numa iniciativa aberta à participação do público, está prevista a experimentação prática da App EduPARK, que pode ser feita em modo livre, com exploração dos conteúdos em Realidade Aumentada nas 32 placas identificativas espalhadas pelo Parque, e em modo de jogo, com acesso a guiões para os vários níveis de ensino que integram desafios e questões articuladas com as orientações curriculares e também para o público, com questões de cultura geral e sobre a região de Aveiro.
Diário de Aveiro |