GAFANHA DA NAZARÉ: FÁBRICA DAS IDEIAS RECRIA MUSEU DA EXISTÊNCIA COM HISTÓRIAS LOCAIS.

O “Museu da Existência” arranca amanhã na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Durante dois dias, o “Senhor Melo” (Ricardo Vaz Trindade), visitou quatro casas na Gafanha da Nazaré. A Dona Adelaide, a Joana, o Senhor Fernando, a Dona São e o Senhor Adelino receberam-no a ele e à equipa da Amarelo Silvestre, que criou o “Museu da Existência”, contaram-lhes histórias de há mais de sessenta anos e de ontem e, para ilustrá-las, cederam objetos que são marcantes nas suas vidas. O resultado pode ser visto entre amanhã e sábado na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Invadir as vidas das pessoas para lhes reavivar as memórias, sobretudo as felizes, é o que acontece, em várias cidades. O Museu da Existência é feito de gente, das suas memórias e das suas ambições.

Inspirado na obra do prémio Nobel Orhan Pamuk, “O museu da inocência”, que existe, para além do livro, de facto, em Istambul, na Turquia, a associação Amarelo Silvestre resolveu construir um museu idêntico, feito de objetos que representem os momentos mais felizes, ou não, da vida dos que, em cada local, aceitam participar nesta narrativa.

Na Gafanha da Nazaré, o Museu da Existência acontece entre amanhã e sábado, na Fábrica das Ideias. Além dos objetos dos participantes locais, o “Senhor Melo” conta outras histórias, como as do chapéu salva-vidas, do pão torrado que alimentou um amor clandestino, da aliança que acabou com a guerra ou a de uma boneca que não pode partir-se.

O ensaio geral é aberto aos participantes e ao público e acontece amanhã, na Fábrica das Ideias, às 21h30. A entrada é gratuita. Na sexta-feira, às 10h00 e às 14h00 as sessões são para as escolas e no sábado, os espetáculos finais são para o público em geral, às 16h00 e às 21h30.

Os bilhetes custam 2,00€ e estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online em ilhavo.bol.pt.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt