Depois do Festival que evoca Carlos Paião, o 23 Milhas apresenta o Novo festival de Circo Contemporâneo em Ílhavo (Leme).
O Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais é apresentado no dia 2 de dezembro. Repete-se todos os anos, em dezembro, e dirige Ílhavo “numa proposta artística inovadora e arrojada, que explora as linguagens do circo contemporâneo e da criação artística para espaços não convencionais”.
Este festival de inverno, organizado pelo 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo e pela Bússola, organização de desenvolvimento de projetos culturais e artísticos, “reinventa” o circo contemporâneo em espaços fechados, numa proposta de “transfiguração ativa” do habitual olhar do espaço cultural dos nossos tempos, abrindo portas a “novas perspetivas artísticas”, com foco na multidisciplinaridade e na diferença.
Além de ser um ponto de encontro para todas as idades, o LEME surge com a vontade de criar uma plataforma de contacto entre os criadores portugueses e a massa crítica internacional, respondendo aos desejos de um setor em manifesta evolução.
Pretende representar um espaço de oportunidade para a criação artística contemporânea portuguesa nestes domínios, promove o contraponto e o encontro com as tendências internacionais, oferecendo ao público uma programação com novidades.
O LEME é oficialmente apresentado no dia 2 de dezembro de 2017, na Casa da Cultura de Ílhavo, com um programa que inclui uma oficina, uma conversa e três espetáculos, que pretende mostrar o festival ao público e, simultaneamente, lançar o desafio à comunidade artística nacional para uma participação ativa.
Sessão a partir das 10h num dia que termina com La Trócola Circ, às 21h30.
Diário de Aveiro |