As “Lojas MSilva”, a “Foto Pop” e a “Casa das Meias”, todas de Anadia, foram as grandes vencedoras (respectivamente com o 1º, 2º e 3º lugares) daquela que foi a primeira edição do concurso “Montras de Natal”, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, cuja cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no auditório do Museu do Vinho Bairrada, no último sábado, e contou com a presença de várias casas comerciais participantes no evento. “Ajudar a dinamizar o comércio” Com o auditório do Museu do Vinho bem composto de público, foi, com grande satisfação, que o autarca Litério Marques deu a conhecer a sua intenção de levar a cabo a 2ª edição deste novo certame, promovido pela autarquia, e que visa ajudar a dinamizar o comércio no concelho, justificando ainda a sua criação com a necessidade de “promover o comércio local numa época tão especial para todos, como é o Natal”. E, porque a época é de contensão e crise, o edil anadiense, ciente de que “os dias de hoje são penosos para o comércio local”, encontrou, no concurso de Montras de Natal em Anadia, uma forma de “ajudar a dinamizar o comércio local, atraindo mais consumidores” ao município. Para já, o balanço da iniciativa é bastante positivo, já que participaram nesta primeira edição 23 lojas do concelho, sendo, na sua opinião, este número “demonstrativo da receptividade que o mesmo teve junto dos comerciantes”. Vinte e três concorrentes é, na leitura de Litério Marques, “um sinal positivo dado pela participação, mas poderá, por outro lado, ser também entendido como um sinal negativo, devido à crise”. Mesmo assim, garantiu que a iniciativa é para continuar, prevendo-se já uma segunda edição em 2005, com mais participantes e com algumas alterações no regulamento por forma a tornar o concurso ainda melhor. Daí, Litério Marques não ter descartado a possibilidade de, no futuro e à semelhança das verbas atribuídas pela autarquia para a realização das Marchas Populares, poder vir também a atribuir um subsídio às casas comerciais para o embelezamento das respectivas montras a concurso. Isto, porque entende ser necessário “incentivar” os comerciantes a participar e a tornar Anadia “comercialmente” mais atractiva. Premiado deu exemplo de altruísmo Subordinado ao tema “Natal em Anadia”, o primeiro classificado foi contemplado com um prémio pecuniário de 500 euros, o segundo de 250 euros e o terceiro de 150 euros. Na hora de receber os respectivos prémios, o primeiro classificado, Manuel Silva, das Lojas M.Silva, surpreendeu todos os presentes ao oferecer 80% do prémio às vítimas do maremoto, na Ásia, e os restantes 20% à APPACDM de Anadia. A JB Manuel Silva destacou ainda a importância da realização de iniciativas desta natureza e da necessidade de comerciantes e autarquia unirem esforços no sentido de desenvolver e dinamizar o comércio tradicional local. Os premiados foram avaliados por um júri, composto por um representante da Associação Comercial de Águeda, um representante da Câmara Municipal de Anadia e da Comissão organizadora do concurso, que avaliou as montras, segundo critérios de originalidade, harmonia do conjunto e o tema em questão, até porque, segundo Litério Marques, “nesta primeira edição quisemos contemplar o nosso concelho e fazer surgir memórias do Natal e de Anadia, em tempos remotos”.
Catarina Cerca catarina@jb.pt Diário de Aveiro |