A Biblioteca Municipal de Ílhavo vai disponibilizar, a partir do dia 17 de novembro, um novo espaço de experiências que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem e criatividade dos seus utilizadores.
Vai funcionar como Markerspace oferecendo simultaneamente workshops e ateliês, experiências de formação, entre outras ações que contribuirão para consolidar a biblioteca como um espaço de formação não formal e de aprendizagem ao longo da vida.
De acesso gratuito, este novo serviço irá complementar todos os outros que a Biblioteca Municipal de Ílhavo já oferece aos seus utilizadores. O “Makerspace BMI — Juntos Fazemos!” estará vocacionado para a criatividade e para a experimentação, mas também para a inclusão social, uma vez que irá seguir a filosofia do movimento Maker, isto é, “a biblioteca é transformada num espaço onde se trabalha junto a outros, onde se experimenta, joga e aprende, a biblioteca transforma-se em espaço de aprendizagem e de relação com a comunidade.
No caso da Biblioteca Municipal de Ílhavo, este será um espaço com valências diferenciadas, impressão 3D, recicláveis (papeis e plásticos), pequena robótica, fotografia artesanal, permitindo ao utilizador fazer, criar, mudar.
A implementação e disponibilização destas valências resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ílhavo e duas entidades parceiras: Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro e a BEEVERYCREATIVE.
Nesse dia 17 haverá programação especial, com sessão de abertura às 14h30, e intervenções de Pedro Pombo, da Fábrica Centro Ciência Viva; Bruno Eiras, Diretor de Serviços das Bibliotecas da DGLAB, e debate com moderação de Andreia Brites (jornalista e mediadora).
Segue-se a inauguração do “Makerspace BMI – Juntos fazemos!” (16h30) e demonstrações.
Diário de Aveiro |