Entregues as propostas a 15 de Setembro de 2004, os resultados da 1ª fase foram conhecidos no dia 30 do mesmo mês. Entre os seis finalistas estavam Catarina Simões e Ana Silva, assim como uma outra aluna de Design da UA, Ana Catarina Sobral. Terminada a fase de exposição oral dos trabalhos pelos seis finalistas, na sede da Delta, em Campo Maior, a boa nova chegou em Outubro. Catarina Simões e Ana João Silva tinham sido as grandes vencedoras, com a atribuição de um prémio no valor de 4000 euros. “Como parte do prémio, a Delta decidiu ainda oferecer duas máquinas de café à Universidade do grupo vencedor, pelo que a Universidade de Aveiro foi a contemplada”, adiantam.
A proposta vencedora
O ponto de partida da proposta/mensagem natalícia de Catarina Simões e Ana João Silva baseou-se nos princípios de causa e responsabilidade social e de compromisso ambiental, patentes na missão da Delta.
“Desenvolvemos a campanha, nomeadamente os elementos de maior impacto social (média) de modo a sensibilizar a sociedade, fazendo-a reflectir sobre questões pertinentes do interesse público. Optámos por uma das questões ambientais mais problemáticas que o país atravessa - os incêndios florestais. Assim, recorremos a um ícone desta quadra - o pinheirinho de Natal - fazendo a analogia entre este e a situação actual anteriormente referida, aproveitando uma época de maior sensibilidade, reflexão e balanço para todos”, explicam.
“Como elemento figurativo que representa o pinheirinho de Natal, recorremos ao símbolo triangular existente no logótipo da marca Delta, de modo a que o público-alvo fizesse a associação da mensagem implícita nos suportes à marca em questão. Nos restantes suportes optámos por mensagens de carácter mais íntimo e personalizado, de modo a que cada cliente Delta se sentisse especial e destinatário das mesmas mensagens.
Catarina Simões e Ana João Silva contam, ainda, que recorreram à estrela de Natal como símbolo mágico e celestial da época: “a estrela como elemento de orientação que ilumina, guia, aquece, fascina e até concretiza desejos do mundo imaginário; um elemento especial que transporta uma mensagem especial numa ocasião também especial. A estrela do desejo Delta - votos feitos de um modo sublime, reforçando o desejo da marca em estar presente no Natal do seu público-alvo”.
Outro dos elementos utilizados nesta campanha pelas antigas alunas da UA foi o pinheirinho de Natal, simbolizado pela silhueta e cor do símbolo Delta, com a mensagem textual disposta de maneira a que se identifique o tronco: Este ano a Delta Cafés quer fazer parte do seu Natal.”.
As vencedoras
Catarina Simões e Ana João Silva têm ambas 24 anos. Licenciaram-se em Design - ramo industrial na UA, em 2002/2003, e actualmente têm vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos como freelancers.
À notícia de que tinham sido as grandes vencedoras do concurso reagiram com um enorme entusiasmo: “Foi uma experiência bastante interessante e motivadora que nos deu mais força para avançarmos para um projecto que já tínhamos em mente há algum tempo: começarmos a trabalhar por conta própria. A duodesign está ainda em fase de arranque, pois falta-nos alguma experiência e o apoio financeiro necessário a quem está a dar os primeiros passos no lançamento de um gabinete de design".
fonte: http://www.ua.pt/uaonline