Os Cidadãos de Águeda estão a ser incentivados a utilizar a mobilidade ativa (caminhada e bicicleta) através do uso de uma APP no seu telemóvel, designada por ‘Positive Drive’, no âmbito do projeto europeu TRACE, financiado pelo programa UE Horizon 2020.
O aumento do uso da bicicleta, a realização de percursos a pé, a utilização de transportes públicos, a multimodalidade e o uso racional e responsável do automóvel, são formas sustentáveis de transporte que, a par de melhorar a qualidade de vida do praticante, contribuem para uma melhoria na qualidade ambiental dos espaços urbanos, associadas à diminuição do trânsito automóvel.
O Município encontra-se a participar, conjuntamente com outras 11 instituições de 8 países europeus, no projeto TRACE (http://h2020-trace.eu/), no âmbito do qual o Positive Drive irá ser implementado na cidade de Águeda, uma iniciativa piloto para incentivar mudanças comportamentais face à mobilidade urbana.
O Positive Drive baseia-se numa Aplicação Informática (APP), desenvolvida na Holanda, que visa promover um maior uso dos meios de mobilidade ativa (caminhada e bicicleta) nas deslocações quotidianas.
Esta APP prevê a possibilidade de receber recompensas em troca dos “smiles”: pontos atribuídos ao utilizador pela realização de km “sustentáveis”.
Segundo Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda “a sustentabilidade ambiental é um valor promovido pelo Município de Águeda, que resulta dos compromissos assumidos no Pacto de Autarcas e dos compromissos da Agenda 21 Local”.
Diário de Aveiro |