Aveiro associa-se às Jornadas Europeias do Património com uma iniciativa subordinada ao tema “Património e Natureza”. São três dias de atividades nos nos Museus de Aveiro.
Este ano o tema nacional das Jornadas pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação.
Partindo da relação umbilical entre a comunidade e a Ria de Aveiro, este sábado, às 10h00, decorre uma visita pedonal ao longo dos canais urbanos que terminará no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
A iniciativa “As casas Arte Nova e a linguagem das flores” consiste numa visita guiada que será desenvolvida esta sexta (18h00), sábado (15h30) e domingo (10h30 e 15h30) pelo Museu e Circuito Arte Nova.
No Museu de Aveiro terá lugar uma visita ao espólio na sexta (10h30 e 15h30) e no sábado (11h30). “Simbologia da Natureza nas Coleções do Museu de Aveiro” é uma viagem cujo discurso permita descodificar a mensagem simbólica da natureza na arte religiosa barroca, realçando o papel essencial que esta passa a ter na divulgação da fé cristã.
Diário de Aveiro |