É já amanhã que a 13ª edição da MISS ACTIVO CUP vai para a água, com o qualifying para o Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO).
O check in está marcado para as 9h30 para aquela que é a grande oportunidade de jovens atletas poderem disputar o quadro principal do Nacional, uma vez que a vencedora recebe um wild card (convite) da organização, uma vez mais, a cargo da ASA – Associação de Surf de Aveiro.
E se em termos competitivos o primeiro dia do campeonato mais feminino do Surf nacional se resume à prova de qualificação, muitas outras atividades irão preencher o dia, tanto no mar como no areal.
Assim, às já habituais experiências de surf e bodyboard e ainda de slackline, logo pelas 10h00, haverá «Surf Salva». Numa parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal, o projecto «Surf Salva» tem por objectivo promover a interacção entre nadadores salvadores, surfistas e todos os outros praticantes de actividades náuticas.
Na Costa Nova, e também em outras praias durante todo o Verão, haverá acções de sensibilização e formação junto dos alunos de escolas de surf, mas também dos praticantes de surf e bodyboard. As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.
“O contributo de surfistas e bodyboarders nos salvamentos marítimos ganha cada vez mais importância, daí que seja essencial partilhar conhecimentos sobre as melhores práticas e como se pode ajudar a salvar vidas”.
No domingo disputar-se-á o quadro principal do Nacional de Surf Feminino, sendo esperadas as melhores surfistas nacionais, numa altura em que a luta pelo título está bem acesa.
O programa da Miss Activo Cup para 2017 volta a integrar três competições: Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO, promovida pela Associação Nacional de Surfistas), Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino (Federação Portuguesa de Surf) e o Campeonato Europeu de Bodyboard Feminino (European Surfing Federation e APB).
Diário de Aveiro |