O agrupamento de Escolas de Ílhavo foi premiado no concurso de hortas biológicas do Eco-Escolas.
Tomate, alface, feijão, ervilha, couve-flor, curgete, beterraba e mais duas dezenas de produtos hortícolas crescem na horta biológica da escola básica José Ferreira Pinto Basto, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Ílhavo.
Quarenta alunos, quatro professores e dois assistentes operacionais, com o apoio da Associação de Pais, Junta de Freguesia, Câmara Municipal e famílias dos alunos, trabalharam em conjunto ao longo do ano letivo que findou para dar corpo ao projeto. O esforço foi premiado com 3º lugar no concurso nacional “Hortas Bio nas Eco-Escolas”, na categoria horta pequena (até 50 m2).
No presente ano o concurso registou mais de 400 participações. “Uma mais-valia importante do projeto premiado consistiu no envolvimento de alunos de Educação Especial, uma prática de inclusão social e educativa que é habitual no Agrupamento, a par com as suas boas práticas ambientais”.
Recorde-se ainda que o Agrupamento de Escolas de Ílhavo é dos poucos ao nível nacional em que todos os seus estabelecimentos de ensino são Eco-Escolas, ostentando, há vários anos consecutivos, a respetiva bandeira verde.
Diário de Aveiro |