Aveiro passa a ter reconhecimento internacional no fabrico de chocolate artesanal.
A Feitoria Cacao, ligada ao processo de fabrico desde o grão do cacau até à tablete, depois de ganhar duas medalhas de Ouro no Concurso Nacional de Chocolates Tradicionais 2017, foi distinguida recentemente com o prémio de Prata pelo Academy of Chocolate Awards 2017, um dos concursos de chocolate conceituados do mundo.
A concurso, estiveram mais de 600 chocolates de todo o mundo e o chocolate português foi premiado, colocando o país entre os que produzem os melhores chocolates.
O chocolate que, desta vez, foi premiado em Inglaterra (Londres) é o Chocolate Negro Nicarágua Nicalizo® 76%, que proporciona um paladar bastante complexo, com notas de frutos secos como ameixa preta, damasco ou tâmara, e ligeiro toque de madeira no fim, fazendo lembrar um vinho do porto tawny velho.
Este chocolate é produzido com o cacau de “qualidade excecional”, comprado diretamente ao produtor na origem, e elaborado inteiramente na sua pequena oficina em Aveiro.
Desde a seleção do cacau, torragem, trituração, separação das cascas, moagem, temperagem, moldagem e até a embalagem, o processo tem a participação direta das mãos das duas sócias, Susana Tavares (portuguesa) e Tomoko Suga (japonesa).
A empresa tem 9 variedades de chocolate e faz exportação para o Japão, Reino Unido, Espanha e Bélgica.
Diário de Aveiro |