A candidatura autárquica do Partido Socialista de Ílhavo, liderada por Eduardo Conde, reuniu com agentes culturais do Município e defendeu a necessidade de colocar a programação subordinada à ação das associações.
Filarmónica Gafanhense, Rancho Folclórico “O Arrais” e Rancho Folclórico “As Ceifeiras” da Gafanha da Encarnação foram as instituições ouvidas.
Nestes encontros, os candidatos pretendem perceber o que potencia a atividade das associações e coletividades do concelho e aquilo que, pelo contrário, lhes serve de entrave, de modo a colocar as autarquias como agentes facilitadores da sua actividade e potenciadores das virtualidades do movimento cultural local.
A candidatura assume que há necessidade de alterar a relação estabelecida entre os poderes públicos e as associações.
“Aqueles que desenvolvem actividade voluntária e abnegada ao serviço da produção e fruição cultural local, materializando espaços de socialização e integração de todos nas comunidades, gerando oportunidades de formação cultural a muitos que de outro modo a ela não teriam acesso, devem ter da parte da Câmara uma programação cultural ao seu serviço, nunca o inverso”.
Diário de Aveiro |