Aveiro assinala na próxima quinta-feira o Dia Internacional dos Museus com várias iniciativas subordinadas ao tema “Museus e Histórias Controversas - Dizer o Indizível nos Museus”.
O dia integra a instalação “Museus de Aveiro, Diz que não diz?” Ao longo do Canal Central, entre o Rossio e a frente do Museu da Cidade, os turistas e visitantes são convidados a sentar-se em cadeiras de madeira colocadas no Cais, (instalação), a fruir as fachadas do museu da cidade e arte nova e através dum bloco de notas a escrever ideias e reflexões. Uma oportunidade para deixar uma mensagem.
No Museu Santa Joana, a partir das 14h30 contam-se “Histórias Escondidas e Histórias Extraordinárias” com a primeira visita comentada “Histórias Extraordinárias” pelo Professor Domingos Peixoto que irá explorar a história do Órgão Histórico - Ibérico da Igreja de Jesus (1739).
Às 17h00 decorrerá a visita comentada “O quotidiano no Convento de Jesus de Aveiro” e, às 18h30, a visita temática “Histórias Escondidas” onde o público irá percorrer diversos espaços da exposição permanente do Museu, sendo convidado a ouvir um conjunto de histórias controversas que se escondem por trás dos objetos expostos.
Neste dia 18 a entrada nos Museus de Aveiro (Museu da Cidade, Museu Arte Nova, EcoMuseu do Sal e Museu de Aveiro/Santa Joana) é gratuita.
No dia 20 há “Noite dos Museus”, com o Museu Arte Nova e o Museu de Aveiro/Santa Joana abertos e com entrada gratuita a partir das 20h48min (hora do ocaso em Aveiro) até à meia-noite, com a iniciativa “Boa Noite Museus de Aveiro!”.
No Museu de Aveiro/Santa Joana haverá diferentes momentos musicais pelo Conservatório de Música de Aveiro e visitas guiadas hora a hora.
O Museu Arte Nova acolhe “O Museu à noite” com visitas guiadas ao espaço monumental com ritmos, chá e das varandas para a rua, a música circula com violinos, saxofones e Djs para lá do Ocaso.
Diário de Aveiro |