PS JÁ APRESENTOU TODOS OS CABEÇAS DE LISTA

O PS foi o primeiro dos partidos com assento parlamentar a divulgar os 22 cabeças de lista às legislativas de 20 de Fevereiro, com PSD e CDU a preferirem anúncios parciais e o CDS-PP a manter-se em silêncio.

Já o Bloco de Esquerda optou por apresentar, em meados de Dezembro, os vários candidatos nos círculos eleitorais onde tem possibilidade de eleger deputados, bem como um número significativo de cabeças de lista por outros distritos.

O prazo para a entrega no Tribunal Constitucional das listas completas de candidatos termina a 10 de Janeiro.

O PS foi, até agora, o único partido a anunciar de uma só vez (terça-feira) todos os cabeças de lista, dos quais apenas seis são "repetentes" das legislativas de 2002: o líder José Sócrates (Castelo Branco), Pina Moura (Guarda), Miranda Calha (Portalegre), Jorge Lacão (Santarém), José Junqueiro (Viseu) e Ascenso Simões (Vila Real).

Entre as novidades, contam-se o ex-comissário europeu António Vitorino por Setúbal, a independente Matilde Sousa Franco por Coimbra, Jaime Gama por Lisboa, Braga da Cruz pelo Porto, António José Seguro por Braga e Manuel Pinho por Aveiro.

A lista dos cabeças de lista do PS fica completa com Ricardo Rodrigues (Açores), Luís Pita Ameixa (Beja), Mota Andrade (Bragança), Carlos Zorrinho (Évora), João Cravinho (Faro), Alberto Costa (Leiria), Jacinto Serrão (Madeira), Luís Amado (Viana do Castelo), Maria Carrilho (Europa), Aníbal Araújo (Fora da Europa).

Os 230 candidatos do PS às legislativas de 20 de Fevereiro serão divulgados no início de Janeiro e as listas serão aprovadas pela Comissão Política do partido a 5 de Janeiro.

O PSD já apresentou dez dos 22 cabeças de lista, com os sociais-democratas a optarem por anunciar, desde a semana passada, um ou dois nomes diariamente.

O primeiro nome a ser apresentado pelo PSD foi o do ministro da Presidência, Morais Sarmento, pelo círculo de Castelo Branco, o mesmo por onde concorre o líder do PS, José Sócrates.

Seguiram-se os nomes de José Luís Arnaut (Viseu), Marques Mendes (Aveiro), Luís Filipe Menezes (Braga), Miguel Relvas (Santarém), Duarte Lima (Bragança), Mendes Bota (Faro) e Maria João Bustorff (Évora).

O PSD também já apresentou os seus candidatos pelos círculos da emigração: Carlos Gonçalves encabeça a lista pela Europa e José Cesário por Fora da Europa.

O processo de escolha dos candidatos sociais-democratas estará concluído a 4 de Janeiro, data em que se realiza o Conselho Nacional do partido, que aprovará as listas definitivas.

Na CDU (Coligação Democrática Unitária, que junta PCP e Verdes) já foram aprovados e anunciados 13 nomes de cabeças de lista, todos indicados pelas organizações regionais comunistas, em articulação com a direcção central do PCP.

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, será candidato por Lisboa, o deputado Honório Novo vai ser número um pelo Porto e a eurodeputada Ilda Figueiredo por Aveiro.

Os outros nomes já anunciados para cabeças de lista da CDU são José Soeiro (Beja), Jorge Fael (Castelo Branco), João Abreu (Guarda), Jorge Amador (Leiria), Luísa Mesquita (Santarém), Francisco Lopes (Setúbal), Manuel Cunha (Vila Real), Francisco Almeida (Viseu), Caetano da Rosa (Europa) e Helena Cunha (Fora da Europa).

Por seu lado, a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda já anunciou os cabeças de lista (e até outros candidatos) dos principais círculos eleitorais, como Lisboa (Francisco Louçã), Porto (João Teixeira Lopes) e Setúbal (Fernando Rosas).

Outros candidatos já escolhidos pelo BE são Andreia Peniche (Aveiro), Cláudio Torres (Beja), Pedro Soares (Braga), Paula Nogueira (Castelo Branco), José Manuel Pureza (Coimbra), Abel Ribeiro (Évora), José Manuel do Carmo (Faro), Heitor de Sousa (Leiria), Joana Amaral Dias (Santarém), Luís Louro (Viana do Castelo), Maria da Graça Pinto (Viseu), Alberto Almada (Madeira) e Cristina Semblano (Europa).

O CDS-PP foi, até agora, o único partido que ainda não divulgou oficialmente qualquer nome, devendo os candidatos dos populares às legislativas de 20 de Fevereiro ser anunciados apenas no Conselho Nacional do partido, que se realizará no início da próxima semana.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt