A Câmara Municipal de Águeda foi avaliada por uma equipa de avaliadores da Associação Portuguesa para a Qualidade, enquanto entidade parceira da European Foundation for Quality Management (EFQM) [Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade], responsável em Portugal pela promoção, formação e qualificação de profissionais no âmbito do Modelo de Excelência, bem como pela gestão do esquema de reconhecimento Níveis de Excelência.
Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “com a nossa candidatura queremos mostrar, mais uma vez, o compromisso da autarquia com a qualidade e excelência, como forma de gestão. Mais do que o reconhecimento público, queremos saber o ponto de situação da nossa atividade, comparando-a com o modelo Europeu da Excelência e com isso implementar ações de melhoria que contribuam para a satisfação dos colaboradores e dos munícipes”.
O Modelo de Excelência da EFQM está sustentado nos 8 Conceitos Fundamentais da Excelência e é utilizado como base para a autoavaliação da organização face a um conjunto de 9 critérios detalhados, e que são pontuados através da metodologia RADAR.
Após esta avaliação, a Câmara Municipal de Águeda terá de aguardar cerca de três semanas pelo relatório da APQ e a eventual decisão de atribuição de um selo de excelência, que terá a duração de dois anos.
Recorde-se que em novembro de 2009, a Câmara Municipal de Águeda, foi distinguida com o Committed to Excellence da EFQM.
Diário de Aveiro |