A Casa das Gerações – Biblioteca Municipal da Murtosa - acolhe, este sábado, a apresentação do livro “Tempos de Pesca em Tempos de Guerra”, de Licínio Amador, que retrata a história do bacalhoeiro “Maria da Glória”, lugre de 3 mastros da praça de Aveiro que foi bombardeado, a 5 de junho de 1942, pelo submarino alemão U-94.
A sessão, de entrada livre, contará com a presença do autor e do capitão Tibério Paradela, que fará a apresentação da obra.
Durante séculos, os portugueses, juntamente com outros europeus, pescaram bacalhau, também conhecido por “fiel amigo”. Esta atividade praticada nos mares do Atlântico norte, sempre foi muito trabalhosa, difícil e perigosa, devido às condições atmosféricas tão características daquelas latitudes.
Desde a saída de Lisboa da frota bacalhoeira rumo aos pesqueiros, até ao seu regresso carregados ou não de peixe, os marinheiros sentiam constantemente a presença da morte ao seu lado.
Com o rebentar da 2º Guerra Mundial, os navios começaram a enfrentar outros perigos agora ocasionados pela mão do Homem, especialmente os traiçoeiros submarinos alemães escondidos no seio dos mares gelados. Foi o caso do “Maria da Glória”, que, em consequência do ataque do submarino U-94, viu perecer 36 dos seus 44 tripulantes.
O livro “Tempos de Pesca em Tempos de Guerra” dá-nos a conhecer aspetos desta atividade marítima e a tragédia dos referidos tripulantes.
A apresentação está marcada para as 16h na Murtosa.
Diário de Aveiro |