A Câmara de Vagos arranca em 2017 com o Orçamento Participativo. O primeiro OP coloca à disposição dos munícipes uma verba global de 100 mil euros para propostas enquadradas nas áreas do Ambiente e Energia, Coesão Social, Mobilidade e Infraestruturas, Cultura e Turismo, Educação e Desporto.
Poderão participar todos os cidadãos recenseados em Vagos. A autarquia já assumiu que pretende ver os cidadãos do concelho a colaborar na adequação das necessidades e expectativas das pessoas às políticas públicas municipais, “fomentando o diálogo entre eleitos e eleitores, desenvolvendo competências e práticas de participação cívica”.
As propostas só podem ser apresentadas em sessões participativas e votadas por via eletrónica, mediante registo a efetuar no portal de participação do Orçamento Participativo, acessível em http://op.cm-vagos.pt.
Cada participante pode apresentar apenas uma proposta. A votação é realizada no portal do Orçamento Participativo e implica a inscrição prévia no portal. Cada participante apenas pode votar uma vez, tendo direito a três votos, distribuídos da seguinte forma: um voto num projeto da sua freguesia de residência e dois outros nas restantes.
As sessões de apresentação de ideias nas 8 freguesias do Município estão já calendarizadas e arrancam no próximo dia 11 de março pelas 10h00 em Ouca.
Seguem-se sessões na Junta de Freguesia de Vagos e Santo António, no dai 11, às 11h30; na Junta de Freguesia de Calvão, no dia 11, às 14h30; na Junta de Freguesia de Santo André, também no dia 11, às 16h00; na Junta de Freguesia de Gafanha da Boa Hora, no dia 18, às 10h00; na Junta de Freguesia de Fonte de Angeão e Covão do Lobo, no dia 18, às 11h30; na Junta de Freguesia de Ponte de Vagos e Santa Catarina, no dia 18, às 14h30, e na Junta de Freguesia de Soza, no dia 18, às 16h.
Diário de Aveiro |