A Associação de Jovens da Branca (Jobra) promove, pela terceira vez consecutiva, um evento internacional dedicado à música barroca.
O III Ciclo de Música Antiga decorre ao longo desta semana no Centro Cultural da Branca, em Albergaria-a-Velha. Propõe masterclasses de música e dança com a orientação de músicos profissionais também vocacionados para esta parte formativa, além de palestras, recitais e concertos.
Esta iniciativa, de iniciação e aperfeiçoamento em Música Antiga e Danças Barrocas, conta com um painel de Formadores nacionais e internacionais.
Participam Daniela Castro nas Danças Barrocas, Alexandre Andrade na Flauta Travessa e Orquestra, Catarina Sousa no Cravo, Pedro Martins na Guitarra Barroca e Ensemble, e vindos de Espanha, a Mariña Garcia-Bouso no Violino Barroco, e Fernando Santiago no Violoncelo Barroco.
As masterclasses são abertas para alunos que frequentam o curso básico, complementar ou profissional de música e dança, público em geral e alunos do Conservatório de Música da Jobra (CMJ) e da ART´J - Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra, co-organizadores do evento com o apoio na produção da MUDA’TE Companhia de Artes Performativas da Jobra.
O evento cumpre também com a sua missão social de juntar à volta da música antiga os ouvintes mais novos com um momento de ensaio aberto para alunos do primeiro ciclo, no dia 3 de março, às 17h.
Na quinta-feira 2 de março, às 18h, terá lugar o concerto “Gozzoviglie – Folias e Danças” com a participação de todos os formadores presentes no evento.
E na sexta-feira, dia 3, às 21h30, o grande espetáculo final do III Ciclo de Música Antiga, intitulado “Danze Barocche – Recriação Histórica - O Baile Barroco” na celebração de um carnaval à moda de Veneza.
Diário de Aveiro |