EDP CONCLUI COMPRA E PASSA A CONTROLAR A HIDROCANTÁBRICO

A EDP-Energias de Portugal passa a controlar a partir de hoje a espanhola Hidroeléctrica del Cantábrico, ao fechar a compra de uma participação de 56,2 por cento à EnBW, Cajastur e Cáser, anunciou a eléctrica.

Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP anuncia que após "a bem sucedida" operação de aumento de capital em 1,2 mil milhões de euros, concretizou hoje os contratos celebrados a 29 de Julho para comprar uma participação adicional de 56,2 por cento do capital da Hidrocantábrico.

Com a conclusão do processo, a EDP passa a controlar a Hidrocantábrico ao aumentar a sua posição accionista de 39,5 para 97,5 por cento.

Trata-se, segundo a EDP, do "maior investimento internacional realizado por uma empresa portuguesa", que envolveu ainda uma troca de participações entre a EDP e a Caja de Ahorros de Astúrias (Cajastur), a qual passa a deter 5,64 por cento do capital da eléctrica portuguesa.

A eléctrica portuguesa comprou a participação de 34,6 por cento que a alemã Energie Baden-Wurtemberg (EnBW) detinha na Hidrocantábrico por 649 milhões de euros, pagos em dinheiro.

Adquiriu ainda uma participação de 17,6 por cento à Cajastur por 453 milhões de euros, pagos em acções da EDP.

Paralelamente, comprou a participação de 4,1 por cento da Caja de Seguros Reunidos, Compania de Seguros y Reaseguros (Cáser) por 93 milhões de euros.

Para financiar esta operação, a EDP fez um aumento de capital de 1,2 mil milhões de euros.

Os títulos da EDP encerraram hoje, na Euronext Lisboa, a descer 0,88 por cento para 2,26 euros.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt