A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (Agim) vai promover uma sessão de esclarecimento gratuita sobre a certificação GlobalGAP, a ter lugar no dia 14 de janeiro de 2017 (sábado), pelas 10 horas, no auditório do Edifício Vougapark, em Paradela do Vouga (Sever do Vouga).
O sistema GlobalGAP é um conjunto de normas técnicas promovido por uma organização privada que estabelece a certificação de produtos agrícolas a nível mundial.
O GlobalGAP funciona como um manual de boas práticas agrícolas onde estão explicadas todas as práticas que devem ser seguidas pelos produtores e comercializadores em áreas tão diversas como a gestão da exploração; saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores; gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação; gestão de reclamações; rastreabilidade e segregação; e segurança e higiene alimentar.
As vantagens da certificação GlobalGAP passam pelo reconhecimento internacional da certificação dos produtos do agricultor; a garantia de escoamento dos produtos para os mercados mais exigentes; a garantia de qualidade e segurança dos produtos e a melhoria da organização interna da exploração do produtor.
Diário de Aveiro |