VALONGUENSE LIDERA

I DIVISÃO

1 Beneficiando do empate do Lourosa em Rio Meão, o Valonguense, vencedor diante do Covão do Lobo, é agora o novo líder do principal escalão do futebol da AFA. Uma excelente prenda para a equipa de Augusto Semedo, que, mesmo com os contratempos que têm marcado a época, tem conseguido suplantar tudo isso.

Ao cabo de 13 jornadas, o Fermentelos baqueou em casa. O culpado foi o Pinheirense, que continua a ser a sensação da prova.

A LAAC arrecadou excelente empate em Sanguedo, enquanto o Luso, em casa, foi surpreendido pelo Argoncilhe. As águas continuam turbas, e o último lugar é exemplo disso mesmo.

2 A exemplo dos nacionais, também a distrital jogará a meio da semana, no dia feriado. Um dos destaques da jornada vai para o jogo LAAC - Valonguense, um derby concelhio que promete. O Fermentelos terá tarefa difícil em Lourosa; o Covão do Lobo recebe o Paços de Brandão em crescendo, e o Luso é capaz de marcar de novo passo em Pessegueiro do Vouga.

Depois, no domingo, as emoções regressam de novo, numa jornada que se antevê complicada. Talvez a excepção esteja na visita do Soutense a Fermentelos, jogo que é para ganhar, dado o posicionamento do seu adversário.

A LAAC vai a Paços de Brandão e o Valonguense a Pinheiro da Bemposta. O risco é grande para ambos, mas para os aguadas, que não estão bem posicionados, ao contrário dos canarinhos, mesmo jogando contra um dos primeiros da tabela.

No Luso jogam duas equipas do mesmo campeonato, com os locais a fazerem as honras da casa ao Covão do Lobo. Ambos precisam de pontos. Que for mais forte?

II DIVISÃO

1 Mais uma jornada, tudo na mesma, cuja supremacia de quem jogou em casa se fez notar. Os quatro primeiros ganharam. O Mealhada goleou o vizinho da Silvã, o Ajax; o Oiã derrotou com relativa facilidade o Vista Alegre, tal e qual como o Carqueijo na recepção ao Casal Comba, enquanto o Oliveirinha sentiu mais dificuldades, mas ganhou, ao Bustos.

Tal como aventámos, o Águas Boas conseguiu um bom empate em Requeixo, situação idêntica no nulo verificado entre Troviscalense e Couvelha.

Moitense e Aguinense continuam sem acertar o passo. Ambos, pelo mesmo resultado, perderam em Calvão e Borralha.

2 Tal como na primeira, a segunda divisão também jogou esta quarta-feira. O maior destaque foi para o Carqueijo - Mealhada, terceiro e primeiro na classificação, vizinhos e rivais, o que poderá ter implicado mudanças na classificação, pois o Oiã jogou na Moita, e não deve ter tido dificuldades para averbar os três pontos.

Outro dos destaques vai para o derby Bustos - Troviscalense, e da visita do candidato Oliveirinha, a Águas Boas.

A jornada de domingo poderá trazer algum sossego após as emoções de quarta-feira. Mesmo vizinhos, não é crível que o Casal Comba tenha argumentos para contrariar o Mealhada, ainda mais jogando na casa do líder.

A mesma nota se aplica na visita do Ajax da Silvã a Oiã, enquanto o Carqueijo tem o teste mais difícil na deslocação a Calvão.

Quem poderá aproveitar possíveis deslizes e aproximar-se mais do trio da frente é o Oliveirinha que, em casa, não deverá ter problemas para se desenvencilhar do Aguinense.

O Troviscalense volta a jogar de novo com adversário do mesmo concelho, o Águas Boas, numa peleja em que pode dar numa divisão de pontos.

Outro jogo a ter em atenção é o Couvelha - Bustos. Equilibrados na classificação, também pode acontecer o mesmo dentro das quatro linhas. Empate à vista!

Em jogo de aflitos, BARC e Moitense procuram as melhores armas para o sucesso, que tende em cair para o lado dos aguedenses.

III DIVISÃO

1 Se a lógica imperasse a cem por cento, o que se quedou pela metade, o Paredes do Bairro podia ser o grande beneficiado da jornada. Assim aconteceu, não só para a equipa de Fernando Brasileiro, mas também para o Famalicão, que, com a clara vitória sobre o Gafanha d’Aquém, ascendeu ao segundo lugar, agora isolado, por troca com o Amoreirense, que não foi além de um empate em Arinhos.

E, como atrás se disse, quem lucrou com tudo isto foi o Paredes do Bairro, que foi a Barcouço ganhar - não sabe fazer outra coisa - e ampliar a vantagem para cinco pontos para o segundo classificado.

O Mamarrosa não foi feliz em Parada de Cima, deixando lá três pontos para a CRAC.

Pior está o Recardães que, em casa, somou a sexta derrota frente ao Antes.

2 O Paredes do Bairro volta a jogar fora, em Antes, e não deve ter problemas para continuar a manter o seu ciclo vitorioso.

O Famalicão não irá encontrar facilidades na Mamarrosa, como o Amoreirense na recepção ao CRAC. A diferença pontual de ambos é curta. Daí resultar uma possível divisão de pontos.

O Recardães é bem capaz de marcar passo na Gafanha d’Aquém, sendo que, no Benfica e Arinhos - Barcouço, equipas do mesmo concelho, talvez ambas possam ficar satisfeitas com a repartição dos pontos. Manuel Zappa zappa@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt