NOVO VEREADOR LANÇA DESAFIO DE ORGANIZAÇÃO ÀS ASS. CULTURAIS

A um ano das autárquicas, o novo vereador da Cultura de Aveiro, Pedro Silva, disse hoje querer lançar as bases duma política cultural assente na organização, para fazer mais com os mesmos recursos, envolvendo o movimento associativo.

Sem assumir a ruptura com o seu antecessor, Manuel Rodrigues, que foi substituído na sequência do processo de extinção da Filarmonia das Beiras, Pedro Silva lançou hoje a Carta Cultural do Município, que pretende ser um plano de desenvolvimento estratégico da Cultura em Aveiro, destinado a "fazer o ponto da situação, identificar os actores, objectivos e práticas, e ampliar a qualidade das acções.

"A Cultura não pode ficar refém dos ciclos eleitorais", disse em conferência de imprensa o vereador para justificar a projecção de opções de médio e longo prazo, em que a autarquia se dispõe a ter um papel "pró-activo", facultando as infra-estruturas necessárias e dando suporte organizativo às associações de cariz amador, mas eximindo-se a determinar as formas culturais de intervenção.

"Queremos que a política cultural seja um processo em construção", disse Pedro Silva, convicto de que "é possível com os mesmos meios fazer muito mais, trabalhando em rede".

"à autarquia caberá ter capacidade para dar resposta às dinâmicas instaladas", frisou. Para isso vai discutir com os agentes e actores culturais a criação de um gabinete de apoio às associações, para as auxiliar a vários níveis, sobretudo logístico e organizativo, nomeadamente no acesso a financiamentos.

A Carta Cultural "consubstancia um percurso" a fazer com o movimento associativo, que num primeiro passo visa "um conhecimento rigoroso da situação da oferta, mas também da procura, nomeadamente quanto ao tipo de públicos", caminhando depois para a definição estratégica dos canais para chegar aos objectivos".

Tal não significa que a Câmara abdique de promover grandes eventos e já no próximo ano vai ser valorizado o "Carnaval da Ria", em edição nocturna, tirando partido dos canais navegáveis que atravessam a cidade.

Aproveitando os resultados positivos que a animação do Euro revelou, vai ser reeditado o "Aveiro em Festa", quer trazendo à cidade grandes nomes da música contemporânea (Alanis Morissette começou em Aveiro a sua digressão europeia), quer promovendo a animação de rua em intercâmbio com outras cidades europeias, como vai acontecer em Março, em que se vão concentrar cinco mil gaitas célticas, instrumento de alguma tradição na região.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt