Estarreja volta a vencer a Bandeira Verde ECOXXI que premeia o empenho dos Municípios em torno das boas práticas de sustentabilidade. É a sexta vez que garante o galardão.
Entre 46 candidaturas apresentadas, 43 municípios foram distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI na 10ª edição do programa promovido pela Associação Bandeira Azul.
Com um índice médio de 62% nas 6 candidaturas que apresentou desde 2011, Estarreja sempre superou os requisitos necessários para ver reconhecida a implementação das suas boas práticas que valorizam a construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçado em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.
Na edição de 2016, o empenho de Estarreja é mais uma vez reconhecido ao atingir uma pontuação de 62%, estando no grupo de dezassete municípios com um índice ECOXXI entre os 60% e os 70%.
Este galardão procura, através de um sistema de 21 indicadores de sustentabilidade, avaliar o desempenho dos municípios em 13 temas chave. Educação ambiental, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território são temas sob avaliação.
Aos olhos do Vereador da Câmara Municipal, João Alegria, “este é o reconhecimento do trabalho que o Município de Estarreja tem vindo a realizar de forma sustentada para que as boas práticas ambientais façam parte do dia-a-dia da comunidade, contribuindo para que a nossa terra seja o melhor local para se viver e se continue a construir um mundo sustentável, indispensável para o nosso futuro.”
Diário de Aveiro |