DELEGAÇÃO DO BEIJING INSTITUTE OF PETROCHEMICAL TECHNOLOGY VISITOU UA.

Uma delegação do Beijing Institute of Petrochemical Technology (BIPT), instituição de ensino superior localizada a sul de Pequim, China, visitou a Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de estudar formas de cooperação, no âmbito de uma visita a universidades de Portugal e Espanha.

As áreas das engenharias Química, Mecânica e de Materiais são as que se revestem de maior interesse para esta fase inicial da cooperação entre a instituição chinesa de ensino superior vocacionada para as ciências aplicadas e tecnologias e a UA.

A delegação foi chefiada por Gao-Jinhong, chairman da direção da BIPT, e por Ding-Fuchen, vice-presidente associado, diretor dos Serviços de Relações Internacionais e diretor do Colégio Educação Internacional da instituição.

A BIPT, fundada em 1978, é gerida pela municipalidade e governo central de Pequim, tem uma comunidade com mais de 7.300 alunos. Até 2000 a instituição foi financiada e gerida pela SINOPEC, a maior empresa petroquímica chinesa.

As principais áreas de investigação são processos químicos limpos em engenharia de energia, instalações e equipamento em engenharia de energia, proteção ambiental, uso racional de recursos, economia tecnológica associada, negócios e cultura.

A produção de equipamento para tecnologias aplicadas à exploração de combustíveis offshore, robótica inteligente, energia de biomassa e processos químicos limpos chegaram ao mercado e estão a ser usados pela indústria.

texto: UA

 

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt