Chegou hoje às bancas da editora Mare Liberum a obra “Gastronomia Aveirense” assinada por Énio Semedo.
O coordenador é, também, um dos instituidores da Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro (FEDRAVE), fundação que tutela a Mare Liberum.
Armando Teixeira Carneiro, Presidente do Conselho de Administração da FEDRAVE, explicou que a obra é também marco de comemoração dos 25 anos da Fundação.
“Gastronomia Aveirense” é uma obra que resulta de mais de dois anos de investigação com inúmeras receitas únicas cedidas por mãos conhecidas e outras anónimas desta região.
Da parte de Isabel Drumond Braga, doutora em História com especialidade em História Económica e Social, há um texto intitulado “Aveiro: da dietética à gastronomia regional”; de Fortunato da Câmara, crítico gastronómico, um texto alusivo à “importância da gastronomia e do gosto no turismo gastronómico” e de Énio Semedo um texto sobre as “Singularidades da gastronomia aveirense”.
Há um capítulo com a participação de 28 Chefs de cozinha, de renome nacional e internacional, que deixaram a sua marca sob a forma de recriação.
Há referências a Leitão oriental, pelo Chef Chakall; Bacalhau assado nas brasas, pelo Chef Alexandre Silva e Arroz de cabidela, pelo Chef Kiko.
A obra estará à venda em vários pontos da cidade, nomeadamente nas livrarias citadinas de referência e, até dia 23 de dezembro, pode ser adquirida na livraria online da editora (www.mareliberumeditora.pt), por um preço especial de lançamento.
Diário de Aveiro |