O programa “Boas Festas em Aveiro” que celebra o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho arranca na próxima sexta-feira com festa até 10 de janeiro de 2017.
A abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá lugar a 25 de novembro, às 18h, assinalando igualmente o encerramento da conferência internacional do Creart com uma Visita ao Coreto do Xmas Club Aveiro seguido da abertura da Mostra de Doçaria Conventual de Aveiro – ovos moles e produtos da Ria de Aveiro.
O assinalar da ligação da Iluminação de Natal do Município, que se integra nas ações de promoção de “Aveiro, Cidade dos Canais”, vai acontecer no dia 3 de dezembro, às 17h30.
Na edição deste ano a CMA e a Associação Comercial de Aveiro desafiaram os lojistas a envolverem-se no “espírito natalício” e participarem no concurso montras de Natal com as categorias de “melhor fachada natalícia”, “melhor presépio de Natal” e “esplanada mais natalícias”.
O Largo do Mercado Manuel Firmino acolhe o “Xmas Club Aveiro”. Trata-se de um projeto inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club”, coreto tradicional, será o meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal.
O Mercado Manuel Firmino volta a acolher o “Bazar de Natal” de apoio solidário, de 15 a 18 de dezembro. Neste fim de semana e em simultâneo ocorrerá a segunda edição do “Aveiro Xmas Beer”.
O Museu de Aveiro/Museu Santa Joana apresentará, de 16 de dezembro a 10 de janeiro de 2017, a exposição “Presépios de Portugal no Museu” com Presépios Portugueses
coleção do Museu de Aveiro e que inclui também presépios de artesanato contemporâneo de diferentes Regiões do País. Inclui um Roteiro no Centro Histórico em diferentes Templos: Sé de Aveiro; Nossa Senhora da Apresentação; Barrocas; Nossa Senhora das Febres; no Jardim da Imaculada, na Forca; Igreja do Carmo; Igreja de São Francisco.
Terão lugar algumas exposições relacionadas com o “Boas Festas em Aveiro”. De 26 de novembro a 6 de janeiro a Associação de Artesãos da Região de Aveiro – A Barrica organiza a “VII Exposição de Presépios Tradicionais Portugueses” patente na sede (Praça Joaquim Melo Freitas).
A exposição “São Gonçalinho de Aveiro” na Galeria da Antiga Capitania, uma exposição dinâmica que cresce a cada ano com as litografias e peças de S. Gonçalinho editadas e que estará patente de 17 de dezembro a 11 de janeiro. No dia da abertura ocorrerá a palestra “Vamos Falar de S. Gonçalinho”.
“Natal e Artes de Rua” é uma iniciativa lúdica que irá apresentar concertos deambulantes e animação de rua, por vários espaços da cidade recriando o imaginário festivo natalício no centro histórico e comercial da cidade. As ações decorrerão com maior impacto no fim de semana anterior ou proximidade do natal, de 16 a 18 (sexta a domingo) e de 21 a 23 (quarta a sexta).
“Mercados de Natal” integra “Artes no canal – Mercado de Fusão” no dia 10 de dezembro, com edições extra a 17 e 18 de dezembro (neste dia haverá junção inédita e em contínuo geográfico com a Feira das Velharias). No dia 17 a edição do “Artes no Canal” reunir-se-á ao Artesanato na Praça” (edição Boas Festas de 17 a 22 de dezembro).
No dia 10 de dezembro vai realizar-se o evento “Ponte dos Laços” - reabertura deste movimento já ícone, pelas 11.00 horas.
A todos um Bom Natal: voz e música” irá promover um conjunto de concertos em Aveiro. No dia 10 de dezembro, pelas 18.30 horas haverá Concerto com o Coro Voz Nua na Igreja da Misericórdia. Dia 16 será o grande dia dos Coros de Aveiro, com Concerto Infanto Juvenil pelas 16.00 horas na Igreja da Misericórdia e o de adultos pelas 21.30 horas na Igreja do Carmo.
A Passagem do Ano, cada vez mais uma das passagens de ano de referência nacional, irá contar no Centro Histórico, Zona do Canal Central e Rossio a partir das 22h com Fogo-de-artifício e animação na zona da movida aveirense, com programas próprios de hotéis, restaurantes e bares.
A iniciativa “Aveiro, sabores com tradição – mostra gastronómica” irá decorrer de 5 a 10 de janeiro: em tempos de S. Gonçalinho os encontros gastronómicos em grupo e da diáspora aveirense já ganharam tradição nos restaurantes de Aveiro. Este ano com um mínimo obrigatório como bolos de bacalhau e espetadas de mexilhão, Sopa de enguias ou chora/canja de bacalhau, ovos Moles, e um destes: Cavacas, Alemães, Raivas de Aveiro; Bolacha Americana ou afins (tripa) e uma Bandeja de digestivo com os vários licores de Alguidar (vários tipos) e 1 aguardente da Bairrada como uma Bandeja de digestivo com os vários licores de Alguidar (vários tipos) e 1 aguardente da Bairrada, de modo a iniciar uma tradição a partir dos tempos atuais.
Diário de Aveiro |