Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Aveiro irá participar na Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2016 com um programa especial de atividades.
Desenvolvida pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a ERSUC, a Campanha “CSI Restauração – Campanha Separa Inteligente” teve o seu início em junho de 2015, numa aposta de implementação de um projeto-piloto de recolha porta-a-porta de resíduos urbanos em estabelecimentos de restauração, localizados no centro da cidade de Aveiro, nomeadamente vidro, embalagens, papel/cartão.
Atualmente existem cerca de 82 estabelecimentos aderentes a esta campanha e dois circuitos de recolha, cada um com uma frequência de recolha de três vezes por semana.
Esta segunda terá lugar a sessão de entrega dos Diplomas do CSI Restauração aos restaurantes aderentes com o intuito de reconhecer o contributo de cada um em prol de um melhor ambiente.
Durante a Semana serão entregues a todas as escolas públicas pré e 1º ciclo diplomas de participação na campanha “CSI Escolas”. Será ainda promovido o Desafio CSI Puzzle que pretende premiar a melhor decoração do puzzle sobre a campanha (moldura), entregue no ano letivo passado, com recurso à reutilização de materiais, nomeadamente resíduos.
“CSI Escolas” consiste na recolha seletiva de papel/cartão e de embalagens de plástico e metal nos jardim-de-infância e nas escolas básicas do município.
“O cano é que paga!” é campanha promovida pelas Águas do Centro Litoral (AdCL), Águas da Região de Aveiro (AdRA) e Câmara Municipal de Aveiro que visa a sensibilização e consciencialização dos consumidores quanto à necessidade de observar alguns cuidados aquando da colocação de resíduos no esgoto.
A campanha materializar-se-á com a distribuição de um flyer informativo juntamente com a fatura da água de novembro e dezembro de 2016. Os clientes da fatura eletrónica da água também receberão o flyer da campanha por via eletrónica.
No âmbito do projeto “Educação Cívica & Resíduos – Disposto a Tolerar” terá lugar a 22 de novembro, às 19h, no Centro de Congressos de Aveiro a apresentação do livro “Mezinhas Tapetes em papel” e entrega de autocolantes de condomínio aos adultos residentes em bairros sociais.
Pelas 15.00 horas será apresentado o livro mezinhas para os seniores na Casa Municipal da Cultura (Edifício Fernando Távora) no âmbito da campanha “Educação Cívica & Resíduos: Mezinhas Caseiras – Ecológicas & Económicas”.
A campanha assenta em dicas de combate ao desperdício e de potencial geração de poupanças públicas e privadas, através da redução da produção dos resíduos afetos à higiene, limpeza, saúde, beleza e culinária.
“Mezinhas Caseiras” são receitas simples, provadas pelo uso, que substituem produtos comprados com substâncias processadas e de difícil absorção pela natureza; e receitas antigas, testadas ou sancionadas pelo tempo e perpetuadas como parte dos costumes locais ou saberes familiares.
“Animais da Cidade” é a nova plataforma interativa desenvolvida pela SUMA para disponibilização online de conteúdos de educação ambiental, e que visa alertar para o facto de o espaço público exigir regras de utilização e salvaguarda de direitos e deveres. Será lançada a nível nacional em Aveiro no dia 22 de novembro de 2016, pelas 10h00, no Teatro Aveirense.
Concurso ‘Desenha hoje a sanita de amanhã’ foi lançado no dia 1 de dezembro de 2015, pela Águas do Centro Litoral, S.A., (AdCL) em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, e conta com o apoio da Roca, da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), da Associação Nacional de Designers (AND) e da Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQIP).
Inserido no projeto “O Cano é que Paga”, esta iniciativa tem como objetivo primordial esclarecer e educar a população, em particular os mais jovens, sobre os resíduos que não devem ser colocados no esgoto, bem como para a adoção de boas práticas ambientais e preservação dos recursos hídricos. No dia 22 de novembro de 2016 serão entregues os prémios deste concurso.
Extraviados é a campanha de sensibilização ambiental que será desenvolvida na Praça do Peixe – zona, por excelência, onde se concentram os espaços de diversão noturna -, em parceria com a SUMA, nas noites de 24 a 26 de novembro.
Criar repulsa pela quantidade de resíduos “esquecidos” e achados nos espaços públicos que circundam estes estabelecimentos, bem como estimular os utilizadores a insurgirem-se contra comportamentos negligentes, é o principal objetivo desta ação.
O projeto “Traz e Troca” pretende ser um meio privilegiado de troca de produtos e ou de objetos que, para uns, deixaram de satisfazer as suas necessidades e, para outros, sirvam ainda de grande utilidade.
No âmbito do projeto, a Casa Municipal da Juventude de Aveiro vai abrir portas à troca de bens usados, especificamente, livros, material e manuais escolares, estimulando assim a adoção de comportamentos de reutilização e de boas práticas de utilização de bens, sensibilizando igualmente para mudança de comportamentos face às questões de consumismo desregrado.
Diário de Aveiro |