A UNAVE lança a formação sobre o recurso à palha na construção. A palha enquanto material de construção tem tido desenvolvimentos técnicos significativos na última década na Europa, estando a sua utilização a expandir-se, inclusivamente, na construção de edifícios públicos urbanos.
A palha é um material de construção de carbono negativo, natural, abundante e fácil de conseguir, saudável, resistente e com excelentes características de isolamento térmico.
Atenta às necessidades e tendências do mundo, a Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vai realizar, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, um curso de iniciação, precisamente, à construção com fardos de palha.
A formação consta de 15 horas presenciais e realizar-se-á no labotatório do Departamento de Engenharia Civil, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), das 9h30 às 13h00 e das14h00 às 18h00.
Neste curso de introdução, abordar-se-á o estado da arte na Europa, a investigação e os testes que têm vindo a ser desenvolvidos, bem como os critérios e a metodologia específica que devem ser considerados nesta técnica construtiva.
A ideia é proporcionar aos formandos uma formação de base que os habilite a iniciar os seus estudos e a identificar as boas práticas na construção com fardos de palha por forma poderem projetar e preparar uma obra utilizando fardos de palha.
A coordenação técnico-pedagógica é da responsabilidade de Aníbal Costa. professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro desde 2007. E a formadora é Catarina Pinto.
Diário de Aveiro |