AUTARQUIA PREPARA GEMINAÇÕES COM LETÓNIA E CABO VERDE

A Câmara Municipal de Anadia está a trabalhar naquelas que serão as duas primeiras geminações que o concelho vai estabelecer com outros país. Os contactos com os municípios de Jurmala (Letónia) e da Boa Vista (Cabo Verde) já se iniciaram e tudo aponta para que, no próximo ano, sejam oficialmente estabelecidas ambas as geminações.

Duas irmãs gémeas para Anadia - REFORÇAR LAÇOS DE AMIZADE

A cidade Jurmala (Letónia) e a ilha da Boa Vista (Cabo Verde) preparam-se para se tornar as duas primeiras irmãs gémeas de Anadia. Os processos de geminação com estes dois municípios estão em curso e já começam a tomar forma.

A JB o vereador anadiense Jorge Sampaio, responsável por ambos os processos avançou que "embora os contactos com Jurmala estejam mais avançados as duas geminações poderão ocorrer durante o próximo ano de 2005".

A cidade e estância balnear de Jurmala (Letónia) encontra-se a escassos 22 quilómetros da capital, Riga, a 15 quilómetros do aeroporto internacional e tem cerca de 60 mil habitantes. Trata-se de "uma praia muito parecida com as nossas paias da Costa Nova e da Barra na media em que tem mar e rio", referiu o vereador dando ainda a conhecer que com aproximadamente 32 quilómetros de comprimento, esta estância balnear é conhecida como a pérola do Báltico, uma vez que era um dos mais importantes destinos turísticos da elite da ex-União Soviética.

A concretizar-se, para Jumala esta será a sua 14ª geminação, e surge na sequência do Euro 2004 e ao facto da selecção de futebol daquele país ter escolhido a Curia e o concelho de Anadia como centro de estágio de preparação para o Euro.

A relação que se estabeleceu então entre o município anadiense e a Federação de Futebol foi de tal forma saudável que, de imediato, ambas as partes decidiram tornar a "amizade" entre os povos em algo que perdurasse para além da efemeridade do Euro. Foi então que, convite da Federação de Futebol da Letónia, quatro vereadores da autarquia anadiense (Jorge Sampaio, José Manuel Ribeiro, Francisco Ferreira e Aníbal Franco) se deslocaram àquele país (entre 1 e 6 de Setembro), onde, entre outras acções, assistiram aos dois jogos entre as selecções Portuguesa e Letã (em Sub 21 e "AA") de qualificação para o Campeonato da Europa e do Mundo, respectivamente.

UMA GEMINAÇÃO TRIPARTIDA

Segundo Jorge Sampaio, o "padrinho" deste geminação acaba assim por ser o presidente da Federação de Futebol da Letónia que deu a ideia e propôs que Anadia se geminar com a maior estância balnear da Letónia. "Acaba por ser uma geminação tripartida, uma vez que a Federação de Futebol da Letónia desempenhou um papel preponderante neste processo", disse ainda. Uma iniciativa prontamente aceite pelo autarca de Jurmala que, de imediato, se mostrou receptivo à geminação. Assim, aproveitando a estadia em Riga, a comitiva anadiense deslocou-se a Jurmala onde estabeleceu os primeiros contactos. "A forma como fomos acolhidos foi magnífica. São um povo encantador e muito acolhedor. Não são dada distantes e com a sua entrada para a União Europeia querem mostrar-se a toda a Europa, recebendo da melhor maneira os visitantes," recorda Jorge Sampaio.

Neste momento, o dossier está em preparação, uma vez que terá ainda de ser aprovado em reunião de executivo e na Assembleia Municipal, mas como maiores vantagens Jorge Sampaio sublinha "a troca de experiências e saberes entre ambos os povos", pois considera que ambos "muito têm em comum e a aprender no sector do turismo", podendo, por isso, haver "uma troca muito interessante de saberes e experiências". Paralelamente, defendeu ainda "muito temos a aprender com eles nesta área do turismo e lazer já que aquela estância balnear é um dos mais importantes destinos turísticos do Báltico", enquanto que "Jumala está a começar a desenvolver a área do termalismo e dos spas, onde a Curia tem já bastante fama e reputação".

Na prática, acrescentaria Jorge Sampaio, "esta geminação poderá fazer-se sentir aos mais diversos níveis: por exemplo, através de intercâmbios de estudantes, de associações, através da promoção de encontros, debates e fóruns, assim como, por exemplo através de protocolos com unidades hoteleiras de ambos os municípios com promoções para os visitantes sejam de Anadia ou de Jumala".

Recorde-se que este tipo de iniciativas terá o apoio da União Europeia uma vez que existem apoios específicos para geminações com cidades dentro da União Europeia.

Convite inesperado

Com Cabo Verde os contactos para a geminação estão um pouco mais atrasados na medida em que apenas existe um convite formulado, à autarquia anadiense, pelo presidente da câmara municipal da ilha da Boa Vista, também ela um destino turístico por excelência. Um convite que tem estado a receber toda a atenção por parte do vereador Jorge Sampaio que vê também nesta geminação mais valias para Anadia, no âmbito da promoção e dinamização do sector do turismo.

"Trata-se de uma ilha em franco desenvolvimento e que vive exclusivamente do turismo. Também com eles poderão existir trocas de saberes e conhecimentos importantes", defendeu. Conhecida por ser uma das mais belas ilhas de Cabo Verde, ocupa 620 quilómetros quadrados e tem uma população que ronda os seis mil habitantes.

Para Bela Vista, a concretizar-se, esta será a quarta geminação, na medida em que se encontra já geminada com Felgueiras, Loulé e Seixal.

Catarina Cerca
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt