CORPO ENCONTRADO EM ESPANHA PODERÁ SER DE QUARTO PESCADOR

As autoridades espanholas encontraram um corpo no Norte da Galiza que poderá pertencer a uma das seis vítimas do naufrágio do "Salgueirinha", que desapareceu no dia 18 ao largo de Aveiro, disse fonte da família do náufrago.

Segundo contou à Agência Lusa a mesma fonte, embora a família não tenha ainda procedido à identificação, as descrições do corpo encontrado hoje correspondem com o pescador desaparecido no dia 18 ao largo de Aveiro.

A confirmar-se a identidade do corpo, ficam assim por encontrar os corpos de dois pescadores.

Entretanto, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Felícia Moreira, anunciou hoje o fim das buscas na embarcação "Salgueirinha".

Os mergulhadores que foram hoje mais de uma vez ao interior do barco constataram não haver corpos na embarcação, pelo que foram suspensos os mergulhos que pretendiam localizar os náufragos, anunciou o comandante do Porto de Aveiro.

Felícia Moreira garantiu que as buscas em terra vão continuar e que a Marinha está em contacto com as autoridades espanholas, para o caso de os corpos darem à costa, já que se estima que possam aparecer a Norte da Península.

Quanto às operações de mergulho, além de afastarem a hipótese de haver corpos presos no interior do barco, permitiram verificar que não há evidências de abalroamento.

"Ainda não há elementos técnicos suficientes para tirar uma conclusão, mas a embarcação não apresenta o aspecto de ter sido abalroada", disse Felícia Moreira.

A possibilidade de um abalroamento ter estado na origem do naufrágio da embarcação "Salgueirinha" havia sido levantada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte, reportando-se a conversas via rádio entre outras embarcações.

O comandante do Porto de Aveiro esclareceu que os mergulhos ficam suspensos a partir de hoje, mas admite a possibilidade de voltarem a ser feitos, "se necessário", no âmbito do inquérito entretanto aberto para apurar as causas do acidente.

O "Salgueirinha", uma embarcação de pesca armada em madeira, com 17 metros e matrícula da Póvoa do Varzim, desapareceu no dia 18, quando estava próximo da barra de Aveiro, tendo o alerta sido dado por outra embarcação que estava na zona e estranhou a falta de contacto.

De acordo com a Capitania do Porto de Aveiro, não houve qualquer pedido de socorro.

O barco veio a ser localizado a cerca de três quilómetros e meio da costa.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt