O Ministro do Ambiente adverte os alunos do ensino secundário para a importância de mudar atitudes e alterar comportamentos na relação com o ambiente. Matos Fernandes esteve na sessão de abertura do ano letivo na Escola Mário Sacramento que entra no ano letivo em instalações agora completamente renovadas.
Antigo aluno da escola, o Ministro deixou o alerta: é necessário reduzir os gases com efeito de estufa, criar uma nova relação com a água e fomentar o uso de meios de transportes suaves. Fala de uma realidade em que a adaptação às alterações climáticas é o desafio (com áudio).
Matos Fernandes e o apelo à adaptação que no caso de Aveiro levou o ministro a sugerir uma aposta na mobilidade. Diz que é uma das apostas que falta cumprir em Portugal. “Portugal não fez nenhum trabalho fantástico no domínio da mobilidade. E é aqui que está a grande aposta. Quando se fala em reduzir gases com efeito de estufa, podemos estar preocupados com chaminés mas é nos desafios do dia-a-dia que podemos mudar. Fazer como no meu tempo de escola em que ia a pé ou de bicicleta”.
O Ministro deixou um apelo ao reforço das políticas de mobilidade. Na mesma ocasião foi apresentado o projeto "Água na Escola Portuguesa" que pretende aproximar a comunidade estudantil ao ciclo da Água e à importância que tem como recurso essencial à vida humana.
O responsável pela escola, Mário Lavrador, revela que a presença do Ministro acabou por tornar o momento ainda mais especial. “Esta visita foi mais-valia para a abertura do ano letivo, por ser membro do Governo e antigo aluno. Fez o curso de construção civil em 1985. Quando disseram que ele tinha gosto em vir cá ficámos surpreendidos. Ele diz que esta é a sua escola. Nada como ele testemunhar essa abertura”.
O responsável pela escola fala do arranque do ano letivo como processo tranquilo com pequenos acertos para fazer. “Tudo dentro do normal. Há um ou outro horário para completar. Já pedimos a colocação desses professores. Penso que até final da semana estará tudo concluído”.
Diário de Aveiro |