Paulo Henriques ou Paulinho (na foto), como é conhecido, e Fátima Pinho são os padrinhos da terceira edição da Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo, que se realiza no dia 20 de Agosto, no contexto do Festival do Bacalhau.
Com 53 anos, Fátima Pinho, é atual Recordista Nacional de Veteranos - 50, nos 5.000 metros e de Veteranos 45 e 50 nos 10.000 metros. A 20 de Maio passado, sagrou-se Vice-Campeã da Europa de 10.000 metros em Monte Gordo, com o tempo de 39:48 minutos. Em Fevereiro passado foi homenageada pela Associação Nacional de Veteranos, em Famalicão, "pelo fantástico percurso que tem feito no atletismo".
Paulinho é o primeiro atleta com Síndrome do Down a conseguir correr uma meia-maratona e uma prova de 10 quilómetros. No seu currículo conta com inúmeras medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo e, mais recentemente, nos Jogos Olímpicos das Pessoas Portadoras de Síndrome de Down. Em Novembro deste ano, se conseguir obter as autorizações necessárias, terá um desafio ainda maior pela frente – ser o primeiro atleta com Síndrome de Down a correr uma maratona.
A terceira edição da Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se novamente à noite, com um percurso de aproximadamente 10 quilómetros, que tem início às 22h15 de dia 20 de Agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo (Av. Dr. Rocha Madaíl, em Ílhavo) e chegada no Navio-Museu Santo André (Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré).
As inscrições decorrerão até ao dia 19 de Agosto, na Bilheteira Online (http://ilhavo.bilheteiraonline.pt/). A III Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo assume novamente objetivos solidários, canalizando a receita obtida, desta feita, para a IPSS Aquém Renasce.
Diário de Aveiro |