HOSPITAL PRIVADO SERÁ INAUGURADO NO INÍCIO DO PRÓXIMO |
---|
| |
O novo hospital de Sangalhos abrirá ao público no início de 2005. A confirmação foi avançada ao nosso jornal pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sangalhos, instituição proprietária do imóvel, agora alugado por 30 anos aos Hospitais Privados de Portugal (HPP).
Localizado em plena EN 235 (rua do Comércio), a conclusão das obras de recuperação e ampliação deverão ocorrer até ao próximo dia 15 de Novembro.
Mega investimento
Mais de dois milhões e meio de euros é o valor do investimento que os HPP estão a efectuar em Sangalhos, num equipamento que irá devolver a esta vila a possibilidade de internamento hospitalar perdido, aquando da passagem da Extensão de Saúde para as suas novas instalações situadas na Alameda do Mercado.
A recuperação e ampliação do velho hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sangalhos, que se encontra desactivado desde Novembro de 1998, está em curso desde o passado mês de Março.
Esta moderna e sofisticada clínica privada é o resultado palpável de um mega investimento que permite a recuperação do velho Hospital devolver à vila de Sangalhos o serviço de internamento hospitalar e bloco operatório, para além de vir ajudar a criar também novos postos de trabalho.
A obra, que se encontra já bastante adiantada (como as fotografias documentam), contempla, para além da recuperação das infra-estruturas existentes, ainda a ampliação do espaço, embora mantendo a traça arquitectónica do edifício primitivo, como “forma de preservar o património que nos foi legado”, admitiu José Costeira, provedor da Santa Casa de Sangalhos.
A clínica vai ser dotada de um conjunto de recursos que irão permitir não só a realização de um vasto leque de consultas externas em especialidades como a ginecologia/obstetrícia, ortopedia, estomatologia, clínica geral, entre outras especialidades clínicas, como também o internamento hospitalar e a realização de cirurgias.
A nova clínica, que irá trabalhar sobretudo com Bancos, Seguradoras e Planos de Saúde privados tem capacidade para aproximadamente 20 camas.
Segundo José Costeira, “a nova clínica irá trazer para Sangalhos, diariamente, largas dezenas de pessoas, provenientes de toda a região centro e mais especificamente da área da Bairrada”. Por outro lado, o negócio realizado com os HPP não poderia ter sido mais vantajoso para a Santa Casa, que vê não só o seu património ser recuperado e ampliado, como também irá receber uma renda mensal, do aluguer daquelas instalações aos HPP. Um arrendamento, por um prazo de 30 anos, mas renováveis.
Segundo apurámos, o investimento no espaço físico (recuperação e ampliação das infra-estruturas existentes) ronda 1 milhão e 93 mil euros, enquanto que o apetrechamento e equipamento irá atingir 1 milhão e meio de euros.
Por outro lado, é incontornável que o velhinho Hospital da Santa Casa, encerrado há cinco anos, já se encontrava num avançado estado de degradação. Agora, como novo, vai novamente ter vida, numa das áreas mais importantes para a comunidade – a saúde.
Catarina CercaDiário de Aveiro |
|
|
|