Já estão abertas as inscrições para os workshops do Festival de Avanca. Destas jornadas de trabalho saíram já alguns dos mais premiados filmes do cinema português, como é o caso do filme de animação “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins ou a longa-metragem “Pecado Fatal” de Luís Diogo.
Marcando esta singularidade, este ano o filme de abertura do AVANCA 2016 será também um filme que teve a sua rodagem durante um dos festivais anteriores.
As oficinas de criação fílmica (CREATIVE FILM WORKSHOPS), pretendem ser um embate de criatividade, de experimentação, de explosão narrativa e de apuro técnico, integrando equipas multinacionais que abordam novos projetos na área da ficção, animação, documentário e cinema experimental.
Os workshops decorrem entre 27 e 31 de Julho no AVANCA 2016 e os orientadores vêm da África do Sul, Bélgica, EUA, Jordânia, Rússia e Portugal.
O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 tem sido um projeto destinado a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA (Universidade de Aveiro), Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.
Diário de Aveiro |