Oito mil dólares é o somatório dos donativos angariados junto da comunidade portuguesa, radicada nos EUA, a favor da APPACDM de Anadia. Uma verba que será integralmente encaminhada para as obras de restauro do edifício sede da associação que acusa já o peso da idade – 11 anos.
Festa-convívio
À semelhança dos anos anteriores (este é já o quinto donativo), um grupo de bairradinos, radicados em Newark, voltou a surpreender a direcção da APPACDM com um significativo apoio monetário, que não será mais do que o resultado palpável de uma festa-convívio, realizada em Yonkers (New York), a favor desta instituição anadiense, a qual contou com a presença de mais de uma centena de portugueses radicados naquele país. Tal como nas anteriores edições, coube a Benedito Sampaio (ex-presidente do NPL – Newark Portuguese Lions (NPL) entregar a Acácio Lucas, presidente desta APPACDM, no passado dia 3 (terça-feira) o cheque do donativo (sete mil dólares) a que se juntou ainda um outro donativo de mil dólares, feito pelo casal Vasco e Mariana Castanheira, em memória do seu filho Jeffrey, de apenas 27 anos de idade, falecido, em Setembro de 2003, nos EUA e de Sara Sousa Castanheira, falecida, já este ano, em Ferreiros-Anadia.
MÃO BENEMÉRITA
Mais uma vez, a angariação desta verba teve a "mão" benemérita do bairradino, Benedito Sampaio, ex-presidente do Lions de Newark, que, depois de visitar a APPACDM, há cerca de quatro anos, ficou sensibilizado para a causa defendida por esta instituição. A amizade e o carinho para com a APPACDM acabaram por se consolidar ao longo do tempo pelo que agora é quase uma tradição dar "uma prenda" a esta instituição de solidariedade social, quando regressa de férias à sua terra natal. Natural do lugar da Pena (Cantanhede), Benedito Sampaio está radicado nos EUA, vai para duas décadas, mas em momento algum esqueceu as suas raízes bairradinas e humildes. Tal como da primeira vez confessa-se sempre comovido e emocionado com o trabalho realizado por esta instituição ao longo dos anos, daí continuar a lutar com todas as suas forças para que na APPACDM as carências vão sendo ultrapassadas por gestos solidários e fraternos como aqueles que preside.
“NÃO FOI SURPRESA”
Aproveitando umas curtas e merecidas férias, Benedito Sampaio fez-se acompanhar por diversos emigrantes, radicados naquela zona dos EUA, nomeadamente Mário Costa e Vasco Castanheira, ambos naturais de Ferreiros, entre outros. Presente também neste momento festivo para a APPACDM, o autarca Litério Marques avançaria a JB que o donativo entregue “não foi surpresa”, pois, como nos avançou, “já estamos habituados a que os nossos emigrantes tenham estas atitudes”, ou seja, “sempre têm sido muito carinhosos e amigos desta associação tão especial”. Um sinal, como diria ainda, “de que vêem com bons olhos o trabalho aqui desenvolvido por esta equipa de especialistas na área da deficiência mental”, avançando ainda que “também a Câmara Municipal, ciente das dificuldades e necessidades desta instituição irá dar uma pequena ajuda, nomeadamente no plano dos arranjos exteriores, junto ao edifício da cerâmica”. Emocionado, Acácio Lucas, agradeceu o gesto de carinho, destacando apenas que “graças a gestos solidários como este, vamos tendo coragem e força para continuar a nossa obra e apoiar todos aqueles que mais necessitam de nós”.
catarina cerca Diário de Aveiro |