CÂMARA DE AVEIRO ANUNCIA QUALIFICAÇÃO DE ARRUAMENTO DO ROSSIO À ANTIGA LOTA.

A Câmara de Aveiro anuncia o arranque dos trabalhos de reperfilamento do arruamento de ligação do Canal de São Roque (ponte de São João) à Ponte das Eclusas (Rua David Cristo), com criação de passeio junto ao muro do Canal das Pirâmides e tratamento da infraestrutura de drenagem de águas pluviais. É a recuperação de um espaço frequentado por turistas e atletas que fazem percursos da cidade à Marinha da Troncalhada e antiga lota.

“A intervenção que está agora em execução complementa o investimento da Câmara Municipal de Aveiro, realizado em 2015, em parceria com a EDP, de renovação total da infraestrutura de iluminação pública do arruamento o que permitiu resolver definitivamente um grave problema de segurança na envolvente ao Canal das Pirâmides”.

Aveiro avança para os trabalhos de estabilização e suporte do talude existente na Rua de Santa Luzia (em Mataduços, Esgueira) num investimento de 52 mil euros. A intervenção ficará concluída até ao final do presente mês de julho e consiste na substituição do muro existente em adobe para evitar o deslizamento do talude. Dessa forma a autarquia quer acabar com as pequenas derrocadas comprometendo a segurança de circulação pedonal e automóvel.

Na segunda-feira (11 de julho) terão início os trabalhos de requalificação da Rua Agostinho Pinheiro e Conselheiro Luís Magalhães, numa primeira fase com a substituição da rede de abastecimento de água (a realizar pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro) que decorrerá até dia 29 de julho e a partir dessa data seguir-se-ão os trabalhos de renovação da rede de drenagem de águas pluviais e qualificação urbana a executar pela Câmara Municipal de Aveiro (prevendo-se uma duração de 4 meses).

Estas obras estão inseridas na empreitada adjudicada à empresa Irmãos Almeida Cabral Lda., pelo valor de 189.662,88€ (acrescidos de IVA), que inclui também a obra na Rua José Estêvão (já em curso).

Na lista de projetos na rede viária, a autarquia destaca a conclusão de um dos eixos mais problemáticos nos últimos ano com a requalificação da Rua Direita da Costa do Valado (em Oliveirinha). Trata-se de uma intervenção de aproximadamente 135.000€ que a Câmara Municipal de Aveiro desenvolveu (entre a Diatosta e os antigos CTT’s).

Caracterizada de 1.º nível municipal (na Carta de Hierarquia Viária) a Rua Direita da Costa do Valado representa um eixo viário principal de ligação da cidade de Aveiro para Sul, verificando-se atualmente que o troço em questão apresenta um excessivo grau de deformação do pavimento (ainda revestido a cubos e paralelos de granito), sem coletores de drenagem das águas pluviais, tendo sido recentemente intervencionado pela Associação de Municípios do Carvoeiro.

Com esta intervenção fica assegurada a qualificação total de um dos eixos de ligação da Cidade a S. Bernardo, Costa do Valado e Mamodeiro (pela antiga EN235), terminando na rotunda recentemente executada na EN235 integrada na via de acesso à UTMB – Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSUC em Eirol.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt