POPULAÇÃO REVIVEU RECRIAÇÃO HISTÓRICA DA PARÓQUIA |
---|
| |
Mais de um milhar de pessoas assistiu, no último fim-de-semana, à recriação histórica dos 200 anos da existência da Paróquia de São Pedro da Palhaça, Oliveira do Bairro, evento que terminou no último domingo à tarde com a repetição do mesmo quadro histórico.
A iniciativa foi do Conselho Económico da Fábrica da Igreja Paroquial que decidiu recriar a fundação da Paróquia da Palhaça que ocorreu no dia 24 de Agosto de 1804.
CARIZ HISTÓRICO
Segundo o pároco da Palhaça, José Augusto Pinho, o evento teve apenas um cariz histórico-cultural com algumas actividades e ainda a reprodução da própria feira da Palhaça durante o século 18, e recriação de alguns quadros históricos sobre a vida da freguesia, que se designaram “Palhaça – Imaginar o Passado – Retalhos da sua História”.
Assim, o largo da Escola foi “povoado” por barracas onde foi efectuada a venda de produtos hortícolas, chancas, tamancos, louça de barro, esteiras, cestos, rodilhas, galinhas e muitos outros produtos artesanais e iguarias gastronómicas.
Nesta feira não faltara o oleiro e o ferreiro que, ao vivo, atraíram dezenas de curiosos que “in loco” viam como se fazia naquele tempo a louça de barro e se dava forma ao ferro.
A tarde foi preenchida com a realização de uma missa em latim, seguida da encenação da chegada de D.Maria II e da família real à Palhaça.
ESCRITURA NOTARIAL
O ponto alto decorreu quando foi efectuada a escritura notarial de compromisso dos habitantes dos vários lugares da nova Paróquia da Palhaça que foi registada por Decreto Régio e de Erecção Canónica, em 1804.
José Augusto Pinho sublinha que “a paróquia celebra 200 anos de existência e, embora não existam dados escritos que permitam saber a data precisa da sua criação, existem referências relativas ao mês – Agosto de 1804, através dos dados fornecidos pelos assentos de baptismos da freguesia de Soza, no vizinho concelho de Vagos, da qual se tornou independente”.
Era, entretanto, bispo da diocese de Aveiro D.António José Cordeiro e foi seu primeiro pároco, o Padre Pedro Marcelino Ferreira, natural da Palhaça.
APOIOS
Para as comemorações do bicentenário da paróquia o Conselho Económico da Fábrica da Igreja Paroquial contou com os apoios da Junta de Freguesia da Palhaça, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e do Governo Civil de Aveiro.
O programa que se desenrolou ao longo de toda a semana esteve recheado de momentos especiais e teve a participação de 300 figurantes voluntários das diversas Associações, Movimentos e Grupos da Paróquia que, apoiados por actores profissionais, encarnaram a vida na aldeia medieval da Palhaça.
Números
300 Figurantes voluntários, apoiados por actores profissionais, encarnaram a vida na aldeia
1804 É o ano em que a paróquia de S.Pedro da Palhaça ganha a sua autonomia.
4 Grupos animam as festividades: Popularis, Kopinkas e Associados, Os Fantoches e CETA.
Diário de Aveiro |
|
|
|