CÂMARA LANÇA ROTEIROS TURÍSTICOS PARA TODAS AS IDADES |
---|
| |
A Câmara Municipal de Anadia acaba de lançar um novo “serviço” que já se encontra à disposição dos munícipes do concelho. Trata-se de roteiros turísticos para todas as faixas etárias da população do concelho e a que podem aderir pessoas particulares, escolas, IPSS’s, colectividades, associações e outras.
Designado por “Memórias do Passado no Presente”, os roteiros – (criados, neste momento, estão dois, de um total de seis) - vão, segundo o autarca Litério Marques, permitir “dar a conhecer as actuais transformações ocorridas no concelho que, nos últimos anos, tem registado grandes alterações a nível do património arquitectónico, cultural e paisagístico”.
Iniciativa inédita, gratuita e aberta a toda a população do concelho
Por outro lado, acrescentaria o edil: “este projecto surge como um pólo centralizador de memórias do passado e experiências de vida únicas. Desta forma, os participantes terão oportunidade de contactar directamente com as novas realidades do concelho onde habitam”, acrescentando ainda que, “para além de poderem usufruir do contacto com a história do concelho, serão proporcionados momentos de convívio que contribuirão para mais uma experiência inesquecível pelas suas origens”.
Assim, a Câmara, em parceria com as Juntas de Freguesia, está a organizar roteiros pelo concelho de Anadia destinados, principalmente, “a todos aqueles que, devido à sua idade e experiência de vida, acompanharam estas transformações” podendo, no entanto, participar nestes passeios todos os cidadãos.
De resto, Litério Marques frisou isso mesmo à comunicação social: “trata-se de uma iniciativa aberta a toda a população e, na nossa opinião, excelente para os estabelecimentos de ensino do concelho, instituições particulares de solidariedade social, lares, centros de dia, associações, colectividades e até grupos de amigos”.
Daí que, afecto a este novo serviço, totalmente gratuito, vá estar um autocarro com capacidade para 30 lugares: “só 25 são para os passageiros. Os restantes serão para pessoas que façam o acompanhamento dos excursionistas e técnicos da Câmara Municipal”, acrescentou o autarca, sublinhando ainda que “o número mínimo de participantes será 15”.
Dar a conhecer “o que de melhor existe no concelho”
Os diferentes itinerários estão em fase de elaboração destacando-se, para já, os dois disponibilizados (itinerário 1 – Museu/Palace José Luciano de Castro/Centro Cultural de Anadia/Museu do Vinho Bairrada); itinerário 2 – Campo de Golfe da Curia, Palace Hotel da Curia, Parque da Curia/Visita à Buvette) que terão a saída às 10 horas e regresso previsto para as 12.30 horas. Contudo, os passeios podem acontecer também da parte da tarde, entre as 14 e as 17 horas.
Paralelamente, em elaboração estão mais quatro roteiros: pela zona serrana (Moita, Vale da Mó, Saidinho, Gralheira, Fontemanha); por S.João de Azenha, Sangalhos e Avelãs de Caminho; pelos vinhedos e paisagens agrícolas das freguesias de, S.Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e Paredes do Bairro e, por último, pelo património arquitectónico do concelho, rico em casas senhoriais.
Todos os cidadãos poderão efectuar as suas inscrições nas Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Centro Cultural e associações do concelho de Anadia.
Para o edil anadiense “trata-se, no fundo, de pequenas viagens de estudo, uma vez que no início de cada itinerário serão distribuídos, pelos participantes, fichas descritivas, que funcionarão como guias, contendo uma pequena resenha histórica dos principais pontos que irão visitar naquele dia”.
Segundo ainda o autarca anadiense, “esta foi a forma encontrada para irmos ao encontro de uma solicitação das Juntas de Freguesia que, por estarem mais perto das populações, se apercebem destas necessidades”. Vilarinho do Bairro, Avelãs de Cima, Vila Nova de Monsarros e Amoreira da Gândara são apenas alguns exemplos de freguesia que, há já algum tempo, vêm solicitando à Câmara Municipal este tipo de serviço que “permite levar o cidadão a conhecer o que de melhor existe no concelho”.
Catarina CercaDiário de Aveiro |
|
|
|