O Pavilhão Gimnodesportivo de Vilarinho do Bairro serviu de palco, na última semana, à realização de um torneio desportivo, inter-instituições do concelho de Anadia que, no final, se saldou pela positiva com a promessa de que, para o ano, o evento deverá contar com mais uma edição.
Assim, entre os dias 5 e 9 de Julho, as crianças da valência de ATL de cinco instituições do concelho de Anadia (Mogofores, Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro, Pedralva, Poutena e Moita levaram a cabo uma iniciativa inédita que envolveu mais de três centenas de crianças.
De acordo com Isabel Costa, directora-técnica do Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores “esta iniciativa surgiu com a eurofia do grande evento desportivo que decorreu no nosso país e que nos encheu a todos de orgulho”. Falava esta responsável do Euro 2004, justificando assim a razão deste torneio Euro-Institucional que envolveu crianças do Centro Social de Mogofores, Amoreira da Gândara, Pedralva, Poutena, Moita e Paredes do Bairro que, em conjunto, organizaram esta actividade tendo como objectivo “a promoção da actividade desportiva e o intercâmbio entre as várias instituições do concelho”, avançaria ainda a JB, Mónica Teixeira, assistente social da Casa do Povo de Amoreira da Gândara.
A actividade decorreu ao longo de toda a semana com a realização diária de dois jogos de futebol onde a alegria e a boa disposição marcaram presença constante, já que as equipas foram sempre acompanhadas pelas respectivas claques que, no último dia de torneio, entraram também em competição, através de um desfile de claques.
Tal qual num torneio a sério, neste também houve vencedor e vencidos, taças e medalhas, pelo que a equipa primeira classificada foi a do ATL da Pedralva, seguindo-se, em segundo lugar, Amoreira da Gândara, em terceiro, Mogofores, em quarto, a Moita, em quinto, a Poutena e, em sexto lugar, Paredes do Bairro.
Já em matéria de classificação das claques, que foram avaliadas de um a cinco pontos (nos parâmetros: coreografia, música e roupa), por um júri composto por (José Afonso, presidente do conselho de Administração do Hospital Distrital de Anadia; João Paulo Anjos, presidente da Comissão de Crianças e Jovens em Risco de Anadia; Álvaro Pereira, presidente da Caixa de Crédito Agrícola de Anadia e Catarina Cerca, do Jornal da Bairrada) ditou que o primeiro classificado seria Mogofores, seguindo-se, em segundo lugar, Paredes do Bairro e em terceiro, Amoreira da Gândara. Poutena, Pedralva e Moita ficaram classificadas em ex aequo no quarto lugar.
Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques não deixaria de agradecer o que designou serem “as atitudes nobres dos Centros Sociais” que se souberam “organizar na prossecução de diversas actividades dignas de realce”. Para o edil anadiense “este tipo de comportamento torna-as a todas vencedoras, pelo exemplo de camaradagem, companheirismo e solidariedade entre elas”, deixando ainda um desafio: “que se organizem e pensem já noutras iniciativas que venham a envolver estas e outras instituições do concelho”.
Diário de Aveiro |
|
|
|