PSD ALERTA PARA DEFICIÊNCIAS NA RECOLHA DE LIXO

O serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos não está a funcionar convenientemente no concelho de Oliveira do Bairro, segundo revelou, na última Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, o deputado social-democrata, Carlos Viegas.
Para Carlos Viegas, o serviço de recolha do lixo melhorou quando foi implementado no concelho, no entanto, “ultimamente tem-se assistido a uma degradação nada coincidente com o calendário de recolha”.
Em relação aos Ecopontos, Carlos Viegas explicou que os espaços em redor dos mesmos ficam muitas das vezes “mais sujos do que aquilo que se encontravam”.
Para o deputado é importante que “seja feito um balanço do serviço, até por que os custos do serviço têm aumentado não só para os cofres municipais, como para o bolso dos munícipes “. “O serviço está bastante caro e a qualidade deixa muito a desejar”, disse.
Carlos Viegas sugeriu ainda que fosse efectuada uma maior fiscalização que incidisse na qualidade da recolha e ainda na tonelagem.
Mas Acílio Gala, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, já disse não concordar com o deputado, defendendo que qualidade não tem vindo a piorar.
No entanto, prontificou-se a explicar que “cada vez aparece mais lixo. As pessoas têm que saber o que devem ou não colocar no lixo, uma vez que muitas coisas são depositadas nos locais errados”.
O autarca acrescentou ainda que a receita arrecada com as verbas pagas pelos munícipes em relação ao pagamento do lixo corresponde a 55% da despesa.



Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt