OFERTA GENEROSA DO MIGUEL SILVA |
---|
| |
No dia 20 de Junho, dia das festas em honra do padroeiro dos Carris, foi inaugurado aquele que será, porventura, o mais bonito e importante elemento decorativo do Auditório do arraial: Um painel em azulejo com as medidas de 4,05 x 2,10 metros, cujo motivo é o “Sº António das Vinhas”.
O seu autor foi o nosso conterrâneo Miguel Silva, um jovem, cujos talento e experiência, são bem conhecidos de todos. A ABC, ciente das suas capacidades, procurou-o e após lhe dizer o que pretendia, deu-lhe carta branca.
Voltando ao acto, que foi simples e ocorreu minutos antes da cerimónia religiosa, foi ao Diácono Porfírio Carvalho que coube a tarefa de descerrar o pano que cobria o painel. O presidente da ABC, que já dirigira umas breves palavras à assembleia antes desse acto, retomou a palavra e disse que a escolha do motivo fora propositada e visava manter vivo um importante legado, tanto afectivo como histórico para os Carris. Após enaltecer a beleza do painel, ora inaugurado, o dirigente da ABC disse quem o havia pintado, ressalvando o facto dele ter sido obra de um artista nascido e residente nos Carris.
O presidente da ABC continuou, dizendo que o valor desse painel, pelas suas dimensões e grande beleza, ascenderia seguramente a uns milhares de Euros, mas que nunca se saberia, ao certo, o seu real valor, pois o seu autor, num gesto de altruísmo e grande amor à sua terra o havia oferecido. Esta singela cerimónia terminou depois da assembleia ter manifestado o seu regozijo pelo gesto e beleza do painel e da ABC, em sinal de gratidão, ter oferecido uma salva de prata ao autor do painel.
O painel, que foi benzido pelo Padre Artur, na segunda-feira, é realmente notável e tem pormenores que revelam o bom gosto e a sensibilidade do seu autor. Mas nada melhor do que confirmar isso mesmo “in loco”, pelo que convidamos todos a passarem por lá e confirmarem a beleza do painel.
Em jeito de conclusão, deve dizer-se que no Plano de Actividades da ABC, para 2004, consta o desejo de fazer algo que perpetue o local onde esteve a 1ª Capelinha de Sº António. Todavia, e como esse local é particular e se corre o risco desse desejo só ser exequível daqui a vários anos, a direcção optou, por ora, pelo Auditório, até porque este se encontra a poucos metros desse local.
E para aqueles que não conhecem o significado ou o porquê do adjectivo “ das Vinhas “ dado ao Santo, devemos dizer que ele nasceu no séc. XVIII ou XIX, e advém do grande carinho que as pessoas sempre tiveram ao Santo e do facto da Capelinha que O albergava estar rodeada por vinhas.
ABC nas Tasquinhas da Fiacoba
A exemplo do que tem acontecido nos anos anteriores, a ABC Carris vai, de 3 a 10 de Julho, participar, uma vez mais, na Fiacoba, com uma Tasquinha. Tasquinha que, diga-se, tem causado enorme sucesso entre os feirantes. A direcção da ABC quer que, este ano, o sucesso seja ainda maior e para que isso seja possível, convida todos os seus sócios, conterrâneos e amigos a irem até lá para petiscar ou jantar e depois assistirem aos excelentes espectáculos em cartaz.
A direcção informa também que está receptiva a todos os donativos, monetários ou em géneros, que as pessoas queiram oferecer, no âmbito desta participação. E, agradece, desde já, tanto os donativos como as visitas à Tasquinha.
Humberto Oliveira da Silva
Diário de Aveiro |
|
|
|