COZINHA DA CURIA É A IDEAL PARA ATLETAS

O "chef" Mendes aprendeu uma valiosa lição com a comitiva letã, que participa no Euro2004: a gastronomia portuguesa parece ser a ideal para os atletas de competição.
"Apenas usamos produtos frescos, e as confecções são à base de azeite, alho, louro e salsa", explicou o cozinheiro.
Da pequena lista de exigências da comitiva constam "três legumes e três farináceos por refeição, carne e peixe e um buffet de saladas simples, com molhos à parte".
"Será uma alimentação à base de grelhados e salteados, sempre com a gordura base a ser o azeite", sublinhou.
Com mais cinco pessoas - nomeadamente o antigo "chef" Armindo Mortágua, que liderou a cozinha do Hotel das Termas por mais de 30 anos - Ricardo Mendes confecciona a comida dos craques, mas o menu final apenas é revelado em cada dois dias.
É que as propostas lusas têm de passar pela aprovação do médico letão, que também deverá informar se é necessário o aumento do consumo de hidratos de carbono em dias de jogo.
Fora da lista, estão o leitão e espumante, duas iguarias que fazem viajar muitas pessoas até à região da Mealhada.
"Se passarem à segunda fase com certeza que há leitão, agora não, até porque a pimenta é indigesta", afirmou o optimista cozinheiro, que também teve de banir as sobremesas com leite, por não serem as ideais para estômagos desportistas.
Mas o menu de doces oferecido continua a deixar água na boca: pudim de ovos, tarte de amêndoa ou torta bom- pecado.
O primeiro menu em terras portuguesas dos letões consistiu em sopa de tomate, também muito apreciada na sua terra natal.
"Eu quis dar-lhes uma sopa de tomate à portuguesa.
Ficou com o sabor a enchidos, porque tiveram de ser retirados e levou um ovo", referiu o "Chef", que apresentou ainda filetes de pescada e peru grelhado à boa mesaÓletã.



Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt