A Capitania do Porto, o Comando-local da Polícia Marítima e a Estação Salva-vidas do ISN de Aveiro apoiaram, entre os dias 19 e 22 de maio, os Campeonatos Nacionais Escolares de juvenis de 2016, que decorreram em vários concelhos do distrito de Aveiro.
À Autoridade Marítima coube a garantia da segurança das modalidades do surf, da canoagem e da vela ligeira, bem como da área envolvente ao cais da Fonte Nova e respetivo troço do canal urbano da ria de Aveiro, durante as cerimónias de abertura e encerramento dos campeonatos.
Particularmente as provas de surf e de vela ligeira realizaram-se no concelho de Ílhavo, respetivamente na praia da Barra e na frente da ria de Aveiro na Costa Nova do Prado, enquanto as provas de canoagem realizaram-se no concelho de Aveiro, em pleno rio Novo do Príncipe, troço final do rio Vouga.
As provas foram apoiadas por uma mota de água de salvamento marítimo e duas embarcações da Estação Salva-vidas do ISN, uma embarcação e duas viaturas da Polícia Marítima e uma embarcação e duas viaturas da Capitania do Porto de Aveiro.
Foram empenhados 10 militares, elementos do quadro do Troço do Mar e Agentes da Polícia Marítima, durante um período total de 70 horas de acompanhamento e vigilância. Nestas provas participaram cerca de 250 jovens, sem quaisquer registos de ocorrências.
Diário de Aveiro |